Opinião

A Freguesia no Poder Local Democrático

Diamantino Bártolo

Diamantino Bártolo

Escritor

A organização do poder político do Estado, compreende a existência e funcionamento do poder local democrático, através das autarquias locais que estão constitucionalmente consagradas na lei fundamental portuguesa, segundo a qual: «as autarquias locais são pessoas coletivas territoriais dotadas de órgãos representativos, que visam a prossecução dos interesses próprios das populações respetivas.» (CONSTITUIÇÃO DA REPUBLICA PORTUGUESA, 2004: Artº. 235º nº 2) que integram dois órgãos importantíssimos, escolhidos pelo povo: Assembleia de Freguesia, com funções legislativas e fiscalizadoras; Junta de Freguesia, que emana da Assembleia de Freguesia, com atribuições executivas, no que se refere às freguesias, estas como o primeiro patamar do Poder Local Democrático.

A Cidade Inteligente

António Fernandes

António Fernandes

Chefe de Serviços de Multinacional de Telecomunicações

A cidade inteligente é um conceito de gestão criativa de uma cidade sustentável em todas as suas vertentes com a intervenção participativa dos seus cidadãos em interação com conexões a servidores de tratamento de dados com informação precisa de resposta imediata a todas as solicitações individuais e coletivas solicitadas pelos seus cidadãos.

As operações militares em Melgaço e a prisão do Vigário de Cubalhão (Melgaço, 1827)

Valter Alves

Valter Alves

Professor

Após a revolta de 1820, que implantou o liberalismo em Portugal, o país conheceu um longo período de instabilidade política, ditado pela oposição entre as fações liberais e as absolutistas e conservadoras. A monarquia constitucional teve dificuldades em se implantar, em parte devido às mentalidades enraizadas, que se opunham vivamente às mudanças jurídicas necessárias à instituição de uma nova ordem social, política e económica.

Era uma vez uma sereia de cauda de baleia...

Paula Teixeira de Queiroz

Paula Teixeira de Queiroz

Escritora

"As histórias de sereias são todas iguais...", disse o menino enfadado. "Quero uma história de verdade!", gritou com os olhos muito abertos prestes a debulharem-se em lágrimas de frustração. E saltou pela janela baixa que dava para a praia, deixando a mãe sem reacção, triste por aquele filho sempre insatisfeito.

Eleições autárquicas… ou prova de reinserção social?

José Andrade

José Andrade

Reformado

Como convinha a um democrata civilizado, no passado domingo, cumpri o Dever de votar. E nem foi preciso esperar pelo apelo do Professor/Presidente, pessoa que muito estimo, e por quem nutro à cerca de três dezenas de anos pessoal consideração, para tomar tão responsável decisão.

Poesia na Intimidade

A comunidade portuguesa no Reino Unido e o Brexit

Daniel Bastos

Daniel Bastos

Professor

O Brexit, palavra criada pela fusão de "Britain" e "exit" para a saída do Reino Unido da União Europeia, no âmbito do referendo de 23 de junho de 2016 em que a maioria dos britânicos, 52%, votou pela saída da UE, continua por estes tempos a ser um dos principias temas das agendas europeias e mundiais.

O fluxo de estudantes estrangeiros em Portugal

Daniel Bastos

Daniel Bastos

Professor

O número crescente de estudantes estrangeiros que estão a procurar as faculdades e escolas superiores nacionais para cumprir um período de mobilidade estudantil ou para realizar um curso completo, evidencia que está na moda vir estudar para Portugal.

Manual de Procedimento de Gestão Cinegética

João Lemos

Reformado

Meus bons Amigos:

É sempre um privilégio dialogar com Amigos do Coração, partilhando preocupações, alertando para problemas neste caso especial os da Caça. 

Poesia na Intimidade

Páginas

Subscreva RSS - Opinião