Opinião

Hei-de ir a Viana...

José Andrade

José Andrade

Reformado

Hei-de ir a Viana, com a mesma alegria que sempre ali foi em muitos anos seguidos. Mas era nas Festas da Agonia, ou da Senhora d’Agonia, que mais gosto me dava, e dá. Tem sido assim durante muitos anos, tantos que algumas dessas estadias, já só em situações muito especiais a memória cognitiva me oferece inesperadas recordações, quase todas elas, para não dizer todas, boas.

Venezuela: As Democracias musculadas e as falinhas mansas!

José Inácio Faria

José Inácio Faria

Eurodeputado do MPT

Desde um “regime híbrido” a uma “democracia musculada”, muitos têm sido os eufemismos a que os defensores do regime do Presidente Chávez, primeiro, e do Presidente Maduro depois, têm recorrido para definir a situação na Venezuela.

Deuses, Diabos, Anjos e Demónios

Armando Caldas

Armando Caldas

Médico

A nossa vida natural é carregada de mistérios, dos quais o mais relevante será talvez o próprio facto de existirmos confinados a um princípio meio e fim que não nos explica de onde viemos, para onde vamos, ou pura e simplesmente porque somos assim.

Poder Local Democrático. Introdução

Diamantino Bártolo

Diamantino Bártolo

Escritor

A experiência autárquica é única na atividade política do cidadão, dela depende o maior ou menor sucesso dos respetivos mandatos e, correlativamente, a relativa felicidade da população que o elegeu, dele depende e nele confia, até ao dia em que a demagogia suplanta a idoneidade e o sentido de serviço público, tal como daria a entender o Presidente da República no seu discurso de 5 de Outubro de 2008: «A verdade conduz ao bem; a ilusão pode prejudicá-lo».

Poesia na Intimidade

Os Gabinetes de Apoio ao Emigrante, 15 anos depois…

Rui Ribeiro Barata

Rui Ribeiro Barata

Conselheiro das Comunidades Portuguesas em Estrasburgo

 

Os Gabinetes inicialmente designados por GAE - Gabinetes de Apoio ao Emigrante - foram criados no início dos anos 2000.

Cerca de quinze anos volvidos, existe em Portugal Continental mais de 130 Gabinetes de Apoio ao Emigrante, repartidos de Norte a Sul, embora com maior predominância no Norte e Centro do país.

Casos ao Acaso: O Poder das Minorias…

Edite Caetano Coelho

Edite Caetano Coelho

Docente

Nunca se ouviu falar tanto da competência (ou in) da Segurança Social ou da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens, como agora. Até porque agora, muitas vezes, é por “dá cá aquela palha”, que se retira filhos naturais e menores a mães e a casais hetero, sobretudo se não tiverem condições para pagar a advogados que lhes levam “coiro e cabelo”. Mas, geralmente, estas retiradas de menores acontecem à maioria apelidada de heterossexuais… ou não?

Poesia na Intimidade

Miguel Torga por terras de Castro Laboreiro

Valter Alves

Valter Alves

Professor

Miguel Torga, vulto da literatura portuguesa do século XX, era um apaixonado por Castro Laboreiro e pelo seu modo de vida. Esteve em terras castrejas várias vezes.

Crónica da apresentação da Rota Cisterciense Alto Minho/Galiza

Páginas

Subscreva RSS - Opinião