Vítimas do Holocausto homenageadas e relembradas nos Paços do Concelho em Ponte da Barca

No passado dia 27 janeiro, dia em que se assinala o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, o átrio da Câmara Municipal de Ponte da Barca recebeu com casa cheia, a exposição itinerante Anne Frank: uma história para hoje. A exposição, toda ela em português, já percorreu mais de 200 países e visa contextualizar a história de vida de Anne Frank colocando em paralelo a sua vida com os acontecimentos históricos da 2ª Guerra Mundial e o terrível. 

Este é um projeto internacional que pretende trabalhar diretamente com jovens para os consciencializar acerca dos Direitos Humanos e os acontecimentos ocorridos na história universal e desta maneira “aprender com o passado para e ensinar para o futuro”. 'Anne Frank: uma história para hoje´, é o nome da mostra educativa que até o próximo dia 16 de fevereiro estará disponível para visita no átrio dos Paços do Concelho da Câmara Municipal de Ponte da Barca. Contém 34 painéis que retratam a vida de Anne Frank mostrando a perspetiva dos direitos humanos e o chamando à consciência para que acontecimentos tão terríveis como o Holocausto e todas as formas de perseguição racial, cultural e religiosa não minimizem a grandiosidade da humanidade.

sala cheia

A exposição Anne Frank: uma história para hoje é uma parceria com várias instituições: Associação Internacional Intercultural; Anne Frank House (Amsterdão), Universidade de Porto, Amnistia Internacional Portugal, Embaixada dos Países Baixos- Lisboa e o Instituto Português do Desporto e Juventude.

Esta exposição, com toda a sua importância e vigência despertou o interesse do executivo, na pessoa da Vereadora da Cultura, Maria José Gonçalves quem alertou que “recordar este período da Historia da Humanidade é um dever de todos. Assegurar que não se repetirá é uma obrigação comum”. 

painel historia