VILA GOURMET…requinte e bom gosto à mesa

Restaurante faz as delícias dos barquenses desde o ano 2013 com pratos inovadores.

Este restaurante, inserido num conceito de comida gourmet e saudável, veio dar a Ponte da Barca uma ideia diferente na restauração. Patrícia Pereira, criadora e gerente do espaço explica que “no início criei o Vila Gourmet como um salão de degustações e venda de produtos gourmet. Servia aos clientes iguarias feitas com os produtos que tinha em loja disponíveis para venda”.

Com o tempo o conceito mudou e Patrícia aventurou-se a mais do que uma loja de venda de produtos e degustação transformando o seu negócio num restaurante. “No Vila Gourmet servimos comidas gourmet. Sempre seguindo o conceito de comida saudável e também vegetariana e vegan”. Para confeção dos pratos - todos da autoria da empresária - são utilizados os produtos que estão à venda mantendo-se fiel ao conceito inicial do seu negócio: inovar dando conhecer produtos diferentes. Desde infusões até azeites que conjugam uma panóplia de especiarias e sabores dignos dos paladares mais requintados e exigentes.

Vila Gourmet

Vila Gourmet

Vila Gourmet

Arriscar com uma ideia de restauração tão arrojada, numa vila como Ponte da Barca, não é fácil. A cultura dos sabores e a comida tradicional fala mais alto. Mas contra todos os prognósticos Vila Gourmet já existe há 4 anos e possui uma carteira de clientes abastada que gosta do espaço e está fidelizada com a casa, com os sabores e acima de tudo, com o conceito.

A empresária, engenheira civil de profissão, mas apaixonada pela culinária esclarece que não é fácil empreender quando no redor todos se conformam com aquilo que já existe, com aquilo que já conhecem. “Muitas vezes senti-me penalizada por causa de querer este espaço. Não foi fácil. As pessoas não entendiam o conceito, tinham receio de vir experimentar… mas hoje, quatro anos depois, tenho clientes que vêm cá porque gostam, porque se sentem bem no restaurante e porque gostam do conceito”, explica.Vila Gourmet

Vila Gourmet

Vila Gourmet têm muitas particularidades. Uma dela é o facto de não haver televisão. “Recuso-me a colocar no espaço uma televisão. Quero que todos aqueles que visitam o meu espaço seja na hora de almoço, ou numa pausa do trabalho, possam desfrutar da tranquilidade que a loja oferece. Tenho imensos livros que os clientes podem ler enquanto bebem um café, uma chã ou degustam um dos nossos pratos ou sobremesas”, afirma.

Nesta procura constante de inovação o restaurante aderiu, recentemente, às noites de sushi. Uma vez por mês “normalmente à sexta-feira porque é o dia que os jovens dispõem para sair à noite, para descontrair depois duma semana de trabalho. Podem vir cá e deliciar o nosso sushi. Feito por um chefe especializado na matéria”, explica a gerente do espaço.

O restaurante está situado na rua Dr. António Lacerda, loja nº 8, Ponte da Barca. E está aberto ao público de segunda a sexta-feira das 9h30 até às 18h00.