Viana está na moda “Alma de Princesa” da designer vianense Isabel Lima

A Câmara Municipal de Viana do Castelo, que partilha com o público local projetos com temas relevantes, apoia a inovação e criatividade de Isabel Lima, que apostou na trilogia: Centro histórico, certificação do traje à vianesa e candidatura de Viana do Castelo a Capital Europeia da cultura.

A 4ª Edição de Viana está na Moda é uma manifestação cultural feita de memórias do passado e da fusão entre o antigo e o moderno, tendo como ação pedagógica o “presente através da vida do passado”, e que tem lugar amanhã, sábado.

Porque não é só de moda que o evento se fará, mas também de pontos e momentos arrojados que vão agitar o coração da cidade, a intervenção inédita e histórica, envolvendo mais de duzentas pessoas a coroar a noite do dia 12 de Agosto, surpreenderá pelo destaque, a alto nível, de várias expressões artísticas.

 As apresentações apoteóticas feitas por Isabel Lima em espaços emblemáticos da cidade têm como objectivo conduzir o espectador a uma assimilação de consciência patrimonial que promova a identidade da comunidade vianense.

 À imagem das anteriores edições, a mensagem é de afetos com “ luxo feito à mão”, arte manual de pormenor, minucia e técnica, prestando tributo às fazedoras do traje.

Colocando em evidência a história duma cidade cheia de atributos, escolheu como cenário para apresentar um desfile “feito à medida” o Palácio dos Viscondes da Carreira ou Palácio dos Távora. A passadeira vermelha estender-se-á na artéria  designada “Passeio das Mordomas da Romaria” para celebrar a certificação do “Traje à Vianesa”, num diálogo que se funde num só tempo, como expressão cultural; “olhar o futuro sem perder o passado”.

As peças criadas num conceito ligado à “cultura e arte”, numa paleta de cores, texturas, enfeites cintilantes e uma temática cruzando referências populares com tendências modernas, estão associadas ao estudo que Isabel Lima realiza sobre “história social da moda”.