Valença recria tradição da desfolhada

A freguesia de Cerdal, em Valença, realiza a desfolhada tradicional já neste fim-de-semana. Pelo 5ºano consecutivo, a freguesia recria a atividade agrícola mais emblemática da região. Prova de vinhos novos, petiscos, pratos da gastronomia local e muito música com concertinas e bombos preenchem o cartaz dos dias 15 e 16 de Outubro.

Durante o dia de amanhã e Domingo, Cerdal vai protagonizar a festa da desfolhada. O local do certame é o recinto em frente à casa do rancho do grupo Os Camponeses Minhotos. O objetivo do evento é reunir as pessoas em torno do cultivo do milho e recriar o ambiente que em tempos se vivia entre amigos, vizinhos e familiares na época final do cultivo do cereal.  

Os típicos carros de bois carregados de milho, a eira, a desfolhada, os sons das concertinas e as desgarradas prometem uma festa animada onde todos são convidados a descobrir a espiga rainha.

Narra a tradição que quem encontrar a espiga rainha tem de roubar um beijo a uma donzela e se aparecer uma espiga com “filhos” acender uma vela e colocar a espiga numas alminhas, que se encontrem num cruzamento de caminhos, para espantar os maus espíritos.


Na desfolhada não vão faltar os bardeiros e até uma meda para compor o cenário e o espigueiro para guardar as espigas e fechar o ritual da desfolhada.

Uma festa que apresenta os produtos da gastronomia local com principal destaque para  os afamados vinhos verdes novos e os petiscos como o presunto, a broa, o chouriço, o bolo do tacho e os rojões.

Para o dia de amanhã, sábado, destaca-se a prova de vinhos novos, às 18h30, o Desfile da Desfolhada, às 19h30, a Desfolhada Tradicional, às 20h00, seguida de encontro de concertinas. A noite termina com um espetáculo de concertinas e desgarradas a cargo de Pi d'Areosa e Jorge Salgueiro.

Para Domingo, dia 15 de Outubro, está prevista uma exposição de alfaiais agrícolas, a partir das 10h, o encontro de bombos, às 11h e o almoço convívio do “Arroz de Sarrabulho e Rojões”, às 12h30. O dia encerra com animação musical a cargo do grupo Os Teimosos, a partir das 15h.

A iniciativa é da Câmara de Valença e do Grupo Cultural e Recreativo “Os Camponeses Minhotos” de Cerdal e conta, ainda, com a colaboração da Junta de Freguesia de Cerdal e de várias associações e juntas de freguesia do concelho.

A organização do certame prevê a colocação de uma carpa exterior caso as condições climatéricas assim o exijam.