Uma comitiva do Concelho de Amares esteve em Jassans-Riottier (Lyon)

No fim de semana do 10 e 11 de Junho 2017, a convite da Associação Cultural Desportiva Portuguesa (ACSP) de Jassans-Riottier, presidida pelo rendufense (Concelho de Amares), Delfim Fernandes, uma comitiva deslocou-se do Norte de Portugal para ir ao encontro dos amarenses que se encontram irradicados nesta região de França. Fizeram parte desta deslocação o Presidente do Municipio Manuel Moreira, o Vice-Presidente Isidro Araujo e o Presidente da Junta de freguesia de Rendufe, Domingos Alves.

 

Este convite surgiu no âmbito do Festival Internacional de Fólclore que decorreu no domingo 11 de Junho na localidade francesa de Jassans-Riottier. Este evento é organizado anualmente pela associação portuguesa daquela localidade e estiveram presentes vários grupos fólcloricos de tradição portuguesa, presentes na região de Lyon e arredores.

 

Esta deslocação surge também na quadra das comemorações do 10 de Junho, dia des Portugal de Camões e das Comunidades Portuguesas. Assim o actual executivo minhoto do Município de Amares, pretendeu destacar a importância, o orgulho e coragem dos milhões de portugueses que compõem as comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo, para os municípios e territórios portugueses.

 

Participaram activamente na realização e organização desta deslocação os Conselheiros das Comunidades Portuguesas de Strasbourg, Rui Ribeiro Barata e o dinâmico Conselheiro das Comunidades Portuguesas de Lyon, Cardia Lima.

 

No sábado 10 de Junho a comitiva de Amares, acompanhada pelos Conselheiros das Comunidades Portuguesas de Lyon e de Strasbourg, pela Cônsul Geral de Portugal em Lyon e pelo Presidente da associação portuguesa de Jassans-Riottier, foram recebidos no edificio da Câmara pelo Maire de Jassans-Riottier.

 

No domingo 11 de Junho, a comitiva foi ao encontro de várias associações portuguesas da região de Lyon, onde há uma forte presença de portugueses naturais da Freguesia de Rendufe e do Concelho de Amares. Depois houve ainda tempo, ao inicio da tarde, antes de regressar a Portugal,  para participar na inauguração do Festival Internacional em Jassans-Riottier.

 

A comitiva do Concelho de Amares, liderada pelo Presidente Manuel Moreira, em frente à Mairie da cidade de Jassans-Riottier, nos arredores de Lyon (legenda da foto).