Terra Incubadora de Empresas

A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou na reunião realizada a 7 de dezembro, uma candidatura ao projeto Terra Incubadora de Empresas, denominada “Produção de Citrinos e Outras Culturas Permanentes”.

O projeto Terra Incubadora de Empresas visa potenciar o surgimento de micro empresas na área da organização e promoção turística. De acordo com o regulamento deste projeto podem candidatar-se aos incentivos todas as empresas constituídas há menos de um ano ou as que venham a constituir com sede no concelho e tenham como objeto o desenvolvimento de atividades ligadas ao ambiente, agricultura, design gráfico e industrial entre outros.

Esta candidatura, da autoria de uma jovem licenciada em Arquitetura, com especialização em Planeamento e Gestão do Território, apostará no desenvolvimento de uma atividade secundária, tendo como base a produção de cogumelos Shiitake em tronco de eucalipto, em estufa e produção de citrinos em modo ecológico.

Com base na sustentabilidade ambiental e económica, o projeto aposta no desenvolvimento de culturas pouco exploradas na região e em planos fundamentais no escoamento do produto, com base no cooperativismo, na promoção e nas redes já estabelecidas ou que se preveem criar.

O promotor do projeto pretende instalar-se na freguesia de Refoios, de forma a rentabilizar um sector envelhecido abrindo novas precedências em investimentos na prática agrícola, proporcionando a integração de população ativa na freguesia e no concelho.