Teatro do Noroeste CDV celebra 25 Anos!

O Teatro do NoroesteCDV, companhia residente do Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, celebrou, na passada 3ª feira, 25 anos de atividade dedicados à criação artística e ao desenvolvimento de públicos para teatro.

 

A mais antiga estrutura profissional de criação artística do Alto Minho em atividade produziu até à data 129 criações, nas quais participaram mais de 400 atores e encenadores profissionais, em espetáculos que foram vistos por 576.894 espetadores, em Viana do Castelo, no Alto Minho, Portugal, Espanha, França, Luxemburgo, Suíça e Brasil onde, em 2015, o Teatro do Noroeste – CDV representou Portugal no Festival Internacional de Teatro Lusófono de São Paulo.

Para celebrar as bodas de prata da companhia vianense, a Câmara Municipal de Viana do Castelo inaugura a exposição “Teatro do Noroeste – CDV 25 Anos”, com curadoria de Paula Anjos, que estará patente em diversos espaços do Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo.

E às 21h30, também no palco daquele centenário teatro, estreia “Bodas de Sangue” de Federico García Lorca, com encenação do espanhol Guillermo Heras e de Ricardo Simões, em tradução inédita de Alexandra Moreira da Silva, com iluminação de Antonio Simón, sonoplastia de José Prata e direção coral de Vitor Lima, num elenco de 42 intérpretes, entre atores, músicos e cantores, que dão corpo à 130ª criação da companhia, exatamente 25 anos volvidos sobre a estreia da produção inaugural do Teatro do Noroeste, também dedicada a Lorca.

A exposição “Teatro do Noroeste – CDV 25 Anos” pode ser visitada de terça a sábado, das 15h00 às 21h00.

O espetáculo “Bodas de Sangue” está em cena no Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, de 6 a 17 de dezembro, de terça a sexta-feira às 21h30 e aos sábados também às 16h00 e às 21h30. Os bilhetes custam entre 3 e 10 euros e podem ser reservados através do telefone 258 809 382.