Steven Da Costa sagra-se campeão nos Jogos Mundiais de karaté

É mais um título a juntar ao rico palmarés. O karateca Steven Da Costa, que tem raízes nos Arcos de Valdevez (em Paradela, Soajo), arrebatou, no passado dia 25 de julho, o título de campeão do Mundo (-67 kg) nos Jogos que decorreram na Polónia (em Wroclaw). O atleta, nascido em Mont-Saint-Martin (departamento de Meurthe-et-Moselle), representa a bandeira de França.

Após uma demonstração menos conseguida nos Campeonatos da Europa por altura da primavera, Steven Da Costa, de 20 anos, preparou muito bem estes Jogos Mundiais, tendo realizado dois treinos por dia desde meados de junho. O trabalho, aliado ao talento inato, redundou em mais uma medalha de ouro.

O percurso de Steven Da Costa nestes campeonatos foi perfeito. Antes de chegar à grande final, levou a melhor, no tatami, sobre Deivis Ferreras (República Dominicana), Andres Madera (Venezuela) e Abdelalif Benkhaled (Argélia). No duelo decisivo, com a mesma intensidade e o seu característico jogo ofensivo, Steven bateu o britânico Jordan Thomas, justamente o campeão do Mundo em título.

“Estou muito feliz e orgulhoso por acabar tão bem a época. Agora, vou desfrutar e, depois, regressarei aos treinos”, disse à imprensa o papa-medalhas, que em 2016 se sagou campeão da Europa (absoluto) individual e por equipas, como a seguir se verá na longa lista de títulos.

Steven Da Costa

Steven Da Costa

Steven Da Costa é a grande estrela do karaté francês na atualidade e quase só sabe ganhar desde 2012. No seu vasto palmarés, além dos títulos conquistados em França, conta-se mais de uma dezena de grandes resultados internacionais: campeão nos Jogos Mundiais (seniores) como individual em 2017, campeão da Europa (esperança) individual em 2017, terceiro no Campeonato do Mundo (sénior) individual e por equipas em 2016, campeão do Mundo Universitário individual em 2016, campeão da Europa (sénior) individual e por equipas em 2016, vice-campeão da Europa (esperança) individual em 2016, vice-campeão do Mundo (esperança) individual em 2015, medalha de prata nos Jogos Olímpicos Europeus em 2015, campeão da Europa (júnior) individual em 2014, campeão do Mundo (júnior) individual em 2013, campeão da Europa (júnior) individual em 2013 e campeão da Europa (cadete) individual em 2012.

O famoso clã Da Costa, que tem sido responsável pela ascensão mundial do karaté francês, além do supercampeão Steven Da Costa, engloba os irmãos Jessie e Logan Da Costa, e o pai Michel da Costa (treinador).