SOAJO: III Encontro Ser EducAção

A Associação Moving Cause promove hoje, sábado e domingo, no Soajo, o III Encontro Ser EducAção: serão três dias de encontro para reflectir sobre Ser, Educar e Agir.

Depois do sucesso duas primeiras edições, que têm trazido ao Soajo participantes de diversas partes do país, o Ser

EducAção decidiu este ano valorizar o contacto com a Natureza e convidou iniciativas de educação ambiental de grande relevo para preparar um programa completo com momentos de exploração, reflexão e diversão para adultos e crianças.

Este ano, antes da abertura oficIal do encontro, haverá no dia 8 de Setembro uma formação certificada de 6 horas sobre Escolas da Floresta, com Patrick Harrison (Forest School’s trainer, UK).

 Grupos


​Durante a tarde teremos uma visita guiada ao património arqueológico do local no núcleo megalítico do Mezio e à noite um passeio com lanternas artesanais até aos espigueiros do Soajo.

No Sábado, dia 9 de Setembro, começaremos o dia a ser guiados na floresta pelo Patrick para construir uma “aldeia” com abrigos feitos de materiais naturais e aprender a partir da interacção e expLoração da natureza.

 À tarde iremos ter apresentações de projectos de Educação Ambiental desenvolvidos pela ADERE e pelo Agrupamento de Escolas de Paredes de Coura. Em paralelo irão decorrer oficinas de Mindfulness na Sala de Aula e Educação Assistida por Animais.

Em simultâneo contamos com artesanias, brincadeiras e acrobacias com Casa das Brincadeiras em Construção, CircusVagabunt e ainda a possibilidade de conhecer e trabalhar o ciclo da lã, uma grande tradição desta terra que em anos anteriores foi explorada em círculos de fiadeiro com cânticos.

À noite vamos conviver e assistir a um espectáculo de música tradicional e popular do grupo Verbena.

Grupos

No Domingo o programa passa por explorarmos o que são comunidades de aprendizagem e pedagogia Montessori e trabalharmos a parentalidade consciente.  Ao mesmo tempo teremos oficina de percussão e a possibilidade de contactarmos e conhecermos melhor o cavalo garrano. O programa do encontro iniciado com uma visita ao passado da região termina com uma sessão de histórias e lendas contadas pelos antigos da terra.

Este encontro conta com o apoio de várias entidades locais: Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, Agrupamento de Escolas de Arcos de Valdevez, Casa das Artes, Centro Social e Paroquial de Soajo, Junta de Freguesia do Soajo, Casa do Povo do Soajo, Associação Cultural e Desportiva do Soajo, Ardal, entre outros.