Sistelo e rio Vez corporizam projeto de promoção ambiental

O projeto que visa transformar o território de Sistelo num centro interpretativo deve ser uma realidade até ao fim do terceiro trimestre de 2018. O Município de Arcos de Valdevez já deu anuência à abertura de procedimento para o concurso público relativo à iniciativa “Promoção e sensibilização ambiental de Sistelo e do rio Vez”.

Depois de recuperadas as fachadas da ‘Casa do Castelo’ de Sistelo, trabalhos consubstanciados na consolidação de paredes (com apoio da ADRIL), esta nova ação, relacionada com o território classificado, pretende dotar o interior do imóvel de elementos que permitam o seu usufruto, através da criação de um centro interpretativo do rio Vez e da Paisagem Cultural de Sistelo.

Com tal operação, serão identificados e interpretados ricos valores naturais como a paisagem dos socalcos de Sistelo e a biodiversidade do rio Vez, com destaque para um conjunto de habitats e de espécimes (flora e fauna), alguns dos quais protegidos.

Projeto comum na área do ambiente

Projeto comum na área do ambiente

No concreto, o projeto abrange a remodelação (interior) da ‘Casa do Castelo’ de Sistelo e a introdução de conteúdos multimédia com um fim pedagógico. No rés-do-chão (espaço de receção), funcionará um centro de promoção e degustação de produtos, com restaurante. Na parte de cima, os visitantes terão um grande leque de informação ao alcance de um clique, através de uma mesa interativa e de uma unidade mais vocacionada para a interpretação da Paisagem Cultural de Sistelo e do rio Vez. O livro de visitas (em formato digital) é outro dos recursos multimédia a disponibilizar.

Supletivamente, para valorização do território, será feita uma interpretação dos trilhos selecionados e do património existente (espigueiros, moinhos, eiras e alminhas) nos lugares de Padrão e Porto Cova.

O custo total elegível do projeto é de 176 547,26 euros, existindo um financiamento da União Europeia, no valor de 150 065,17 euros, e um apoio financeiro nacional/regional, no montante de 26 482,09 euros.

 

http://www.minhodigital.com/news/sistelo-uma-das-7-maravilhas