SIPE à procura de ‘Tesouros no Monte da Nó’

No passado dia 21 de maio, pelas 9:45 horas, realizou-se mais um passeio pedestre com a chancela do SIPE (Sindicato Independente de Professores e Educadores), no âmbito da formação Aulas de Campo: construção da aprendizagem, fundamentada no pedestrianismo como uma estratégia a aplicar na escola, intitulado “Tesouros no Monte da Nó”.

Este trilho desenvolve-se ao longo da encosta poente do Monte da Nó, com acesso pela freguesia da Facha, e permite aceder ao magnífico miradouro onde se situa a “Torre de Vegia”, que se eleva a 568 metros acima do vale do Lima e é rico pelas vistas sobre Ponte de Lima, Braga e Viana do Castelo.

O monte da Nó está envolto em mistério, as suas paisagens serenas e arrebatadoras escondem lendas e “tesouros” ocultos que dão conta dos amores do rei mouro Abakir e da formosa pastora Zuleima.

Na subida, pode disfrutar-se da linda capela do Senhor do Socorro, que se ergue majestosa sobre o vale do lima, aventurar no interior do “Penedo Furado” que esconde mais uma lenda mourisca e, por que não render culto ao místico S. Cipriano na pequenina mas pitoresca capela em sua honra.

Serve de inspiração na serenidade das paisagens envolventes num percurso que proporciona momentos únicos de contemplação.

A organização esteve a cargo das docentes:  Ângela Puga; Carla Silva; Carla Sofia Araújo; Cristina Oliveira; Emília Pinto; Isabel Puga; Isabel Sá; Rosalina Lopes.

(Ver pdf com o mapa no anexo em baixo)

Passeio do SIPE

Passeio do SIPE

 SIPE

SIPE

SIPE