‘Senhora da Assunção’ em Santa Maria de Arga de Baixo, em Caminha

A paróquia de Santa Maria de Arga de Baixo, Caminha, tem na Senhora da Assunção a sua padroeira e faz festa na sua solenidade que será este domingo e 2ªfeira.

"A Assunção da Santíssima Virgem constitui uma participação singular na Ressurreição do seu Filho e uma antecipação da Ressurreição dos demais cristãos"

(Catecismo da Igreja Católica, 966)

 

A Assunção de Maria é a solenidade da elevação de Maria em corpo e alma à eternidade para junto de Deus de forma definitiva.

Não há registros históricos do momento da morte de Maria. Desde os primeiros séculos os cristãos usaram o termo dormitio” (dormição) em vez de morte de Maria. A partir do século VIII, no ocidente, o termo dormição foi substituído por Assunção.

A Assunção da Mãe de Deus aos céus, no fim da sua vida terrena, foi proclamada Dogma de Fé pelo Papa Pio XII, no dia 1 de Novembro de 1950, por meio da Constituição Munificentissimus Deus:

 "Depois de elevar a Deus muitas e reiteradas preces e de invocar a luz do Espírito da Verdade, para glória de Deus omnipotente, que outorgou à Virgem Maria sua peculiar benevolência; para honra do seu Filho, Rei imortal dos séculos e vencedor do pecado e da morte; para aumentar a glória da mesma augusta Mãe e para gozo e alegria de toda a Igreja, com a autoridade de nosso Senhor Jesus Cristo, dos bem-aventurados apóstolos Pedro e Paulo e com a nossa, pronunciamos, declaramos e definimos ser dogma divinamente revelado que a Imaculada Mãe de Deus e sempre Virgem Maria, terminado o curso da sua vida terrena, foi assumpta em corpo e alma à glória do céu".  

 

3

2