SEMANA MAIOR 2017 - – Um Mar de Atividades em Viana do Castelo

O Agrupamento de Escolas de Santa Maria Maior realizou, nos dias 28, 29 e 30 de março a sua já tradicional Semana Maior, este ano sob o signo do Mar.

Exposições, espaços interativos, desporto, dança, música, teatro, xadrez, poesia, conferências, congresso matemático, experiências laboratoriais, sessões de sensibilização no âmbito da semana da saúde, Lan party, xadrez, concursos, atividades radicais e muitas outras iniciativas, nomeadamente visitas de alunos de outras escolas, preencheram estes três dias nas três escolas do Agrupamento: Escola do Carmo, Escola Frei Bartolomeu dos Mártires e Escola Secundária de Santa Maria Maior.

 

Fotos: José Fernandes

 

Um dos momentos importantes do primeiro dia decorreu na Sala de Conferências com o painel “Quando os percursos iluminam” (testemunho de ex-alunos da Maior), que este ano contou com a presença do Doutor Gustavo Coelho (Cirurgião Plástico do Hospital de Vila Nova de Gaia), do Engenheiro Jorge Braga (Professor de Robótica) e da Doutora Joana Alves (Centro de Engenharia Biológica da Universidade do Minho). Os conferencistas, ainda jovens, mas com currículos invejáveis, nacional e internacionalmente, falaram um pouco dos seus percursos académicos e profissionais, maravilhando a grande plateia e, quem sabe, inspirando muitos dos alunos presentes.

Semana Maior

 Semana Maior

Semana Maior

Semana Maior

O ponto alto do segundo dia foi a Sessão Solene que decorreu na quarta-feira, dia 29, a partir das 10h20, no Auditório Maior da Escola Secundária, onde estiveram presentes variadíssimas personalidades, em representação das instituições locais e regionais, entre elas a Dr.ª Maria José Guerreiro, Vereadora da Cultura da Autarquia de Viana do Castelo que «teve a amabilidade de estar presente em várias momentos ao longo dos três dias, nomeadamente para assistir a um momento de teatro e à inauguração da Maior FM» - segundo uma fonte do Agrupamento.

O Mar inspirou e gerou belíssimos trabalhos de decoração e magníficas exposições nas três escolas. Saliente-se, com todo o merecimento, a Onda Maior na entrada e corredor principal da Escola Sede, com as suas micro-sequências narrativas, construída com muita arte pelos alunos do 2º e 3º ciclos.

 Semana Maior

Semana Maior

Semana Maior

Semana Maior

Ao longo dos três dias, foram imensas e contínuas as atividades nas três escolas do Agrupamento: resultado do empenho, muito trabalho e grande abnegação de alunos, professores e funcionários de todo o Agrupamento, não esquecendo o papel decisivo dos pais e encarregados de educação e de tantas outras pessoas que, individualmente, ou em representação de alguma instituição, foram fundamentais na organização desta Semana Maior.

O Doutor Benjamim Moreira, diretor do Agrupamento de Escolas de Santa Maria Maior, não deixou de «enaltecer aqueles que constituem o verdadeiro e enorme capital humano que são os 1657 alunos do Agrupamento  que sabem tão bem quanto os pais e os professores  o quanto a escola é um lugar magnífico e desafiante, onde só se pode estar com entusiasmo. Na escola como na vida!» Mais referiu «ser essa a verdadeira grandeza da escola e ser essa a sua magia. Por isso o Mar será doravante a fórmula mágica do ato de criar – criar conhecimento, criar ciência ou arte, aperfeiçoar a cidadania e o sentido crítico».

Semana Maior

 Semana Maior

Semana Maior

Semana Maior

Semana Maior

E acrescentou: «Porque este é um tema central para a nossa cidade – Viana sabe a mar –, a nossa região e para o país, o currículo das nossas crianças e dos nossos jovens não pode mais ser-lhe indiferente. Por isso faz todo o sentido promover o gosto pelo Mar, pela descoberta de uma cultura marítima, pelo conhecimento do Oceano, desenvolvendo nos nossos alunos a consciência da riqueza e potencialidades do Mar. Porque Mar é cultura, é arte, é sociedade, é ambiente, é economia azul, é todo um incrível potencial de novas oportunidades, de empreendedorismo, de inovação, investigação e desenvolvimento, enfim a ‘tecnologia azul’».

Na realidade –continuou o director - «a escola quer tocar a essência do lema do seu Projeto Educativo», assegurando que «É o Conhecimento que nos torna pessoas e cidadãos verdadeiramente livres, já que aumentando o grau de perceção do valor do Mar como ativo estratégico a escola está a potenciar o papel fundamental que este desempenhará na melhoria da nossa qualidade de vida».

E concluiu que «A Semana Maior é uma festa, uma celebração da inteligência, da sensibilidade, do talento e da criatividade de todos e de cada um!»

Esta iniciativa contou com o apoio de variadíssimas instituições, empresas e pessoas do concelho de Viana do Castelo e de outros concelhos vizinhos.