São do Alto Minho os três psicólogos em Conferência na Irlanda

O poder da mente

Decorre no Reino Unido, especificamente em Newry, Irlanda do Norte, de 8 a 12 de Maio, a conferência bianual encabeçada por Una McCluskey (www.unamccluskey.com), sobre a sua abordagem da relação dos ‘profissionais de ajuda’ com os seus clientes, pacientes, ou outros.

A conferência reúne principalmente profissionais de psicoterapia e aconselhamento psicológico, mas também outros profissionais que de alguma forma desenvolvam uma componente relacional e de ajuda no exercício da sua profissão.

Na conferência vive-se um espírito de cooperação verdadeira e genuína troca de conhecimentos científicos e práticos, assim como a partilha e experiências pessoais de todos os participantes.

A manhã é reservada para, em pequenos grupos, cada um poder experienciar a abordagem em questão, ter a oportunidade de desenvolver as suas próprias competências de ajuda, e refletir sobre este processo. A tarde é destinada à apresentação de projectos, práticas e reflexões de alguns dos membros para partilhar e discutir a informação com todos os outros.

Na abordagem aqui veiculada, o ‘bem-estar’ dos profissionais de ajuda é um objetivo primordial, sem o qual a sua função fica comprometida. Tal ‘bem-estar’ será possível a partir do desenvolvimento que cada profissional tem sobre si próprio; para esse desenvolvimento é muito importante a exploração e transformação das suas dificuldades relacionais e outras ao longo da sua vida.

O poder da mente

São três os participantes e conferencistas portugueses (todos do Alto Minho) presentes nesta edição da conferência, tendo já participado noutras anteriores: José Miguez (Barroselas), psicoterapeuta e investigador na Neuróbios-Instituto de Neurociências; Edite Saraiva (Esposende), psicoterapeuta e consultora em psicologia organizacional; e Catarina Brandão, professora e investigadora na Faculdade de Psicologia da Universidade do Porto. Este grupo tem implementado a aplicação do modelo de Una McCluskey em Portugal, no desenvolvimento da eficácia profissionais, na sua componente de ajuda e prestação de serviços a outros, tendo o elemento relacional como fator determinante.

Una McCluskey é atualmente psicoterapeuta e formadora de psicoterapeutas, com carreira na Universidade de York em Inglaterra, como professora e investigadora. Tem desenvolvido o seu modelo e abordagem desde há cerca de 20 anos, incluindo a investigação do seu próprio doutoramento. A sua abordagem integra diversas áreas do conhecimento, como a psicoterapia e a psicanálise, a psicologia do desenvolvimento, a biologia e as neurociências. Distingue-se como fundamental na sua orientação e prática, que os profissionais de ajuda só o são eficazmente quando eles próprios são ajudados, pois há inúmeras em situações da sua vida pessoal e profissional em que o seu bem-estar é posto em causa.

(Ver anexo com o programa em pdf)

O poder da mente