Sá Carneiro e Amaro da Costa recordados na edição de dezembro do Cinema História

Volvidos 37 anos sobre a queda do Cessna 421 A, que vitimou o primeiro-ministro de Portugal, Francisco Sá Carneiro, o ministro da Defesa, Adelino Amaro da Costa, e outros cinco acompanhantes, o Cinema História propõe o filme de Luís Filipe Rocha – “Camarate” -, que explora um dos episódios mais controversos do pós-25 de Abril.

Centrado nas investigações que se seguiram ao desastre do bimotor de fabrico americano na noite de 4 de dezembro de 1980, o thriller político do realizador português sugere uma reflexão acerca da tese de acidente e da versão de atentado – linha divisionista que, ainda hoje, concluídas 10 comissões parlamentares de inquérito ao caso Camarate, merece aceso debate.

 

Como habitualmente, o filme de Luís Filipe Rocha serve de pretexto para a disponibilização de um livreto com o percurso biográfico de Francisco Sá Carneiro, advogado católico responsável pela fundação do PPD-PSD e pela construção democrática do país no conturbado período pós-revolucionário.

 

Conheça o essencial da vida e obra de uma das personalidades mais influentes do pós-25 de abril, reveja um dos casos mais polémicos da História recente de Portugal e visite-nos.