S. Martinho trouxe bom tempo, convívio e animação a Monção

O habitual magusto anual promovido pelo Município encheu o Mercado Municipal de muita gente, tanto da vila como das freguesias. Castanhas, vinho tinto e animação musical marcaram a tarde de muitos monçanenses.

O S. Martinho nunca falha! Na comemoração do seu dia, o bom tempo fez-se sentir e as pessoas, da vila e das freguesias, ocorreram ontem ao Mercado Municipal para a celebração do magusto anual da autarquia. Castanhas, vinho tinto e animação musical marcaram a tarde de muitos monçanenses.

Juntando o útil ao agradável, o espaço renovado junto ao Campo da Feira e acesso ao centro histórico de Monção disponibilizou também um “Mercado de Antiguidades”, iniciativa da Associação de Artesãos de Monção – Post`Arte que apresentou diversos produtos e artigos “made” na terra.

 O relógio assinalava 14h30 e o recinto já estava composto. Gente monçanense e poucos galegos. Para estes, ainda era cedo. Entre outros, já lá estavam a Dona Maria, o senhor António e o senhor David. Todos tinham provado castanhas este ano mas, por tradição, não costumam faltam ao encontro promovido pela autarquia local.

“Já venho há muitos anos, tantos que lhe perdi a conta”, confessou a Dona Maria, fazendo alusão “ao espirito de festa e animação do magusto”. Opinião semelhante tem o senhor António: “Encontro amigos, trinco uma castanha, bebo um copo e faço a festa”. “Também eu”, atirou o senhor David, satisfeito com “um tempinho bom para a festa”.

Os postos de entrega de castanhas e vinho, com funcionárias da autarquia, estavam prontos para servir. A espera foi curta. O toque de partida foi dado pela Vice-Presidente da Câmara Municipal de Monção, Conceição Soares, que desejou aos presentes uma tarde bem passada: “Desfrutem com uma castanha e um copo de vinho tinto. E convivam ao som dos nossos grupos. Tenham uma boa tarde. Divirtam-se”.

Começaram a circular as primeiras tigelas com castanhas e copos de vinho tinto. Também os primeiros comentários. Todos abonatórios. Com a subida ao palco dos grupos “Sons do Gadanha” e “Flores da Terra”, o Mercado Municipal encheu-se e os brindes sucederam-se. Em honra de S. Martinho mas também da amizade e do convívio.     

 Apesar dos vários magustos agendados no concelho para este dia, o habitual encontro anual promovido pela autarquia por ocasião do S. Martinho contou com muita gente tanto da vila como das freguesias, possibilitando mais uma jornada de confraternização da população local. 

Monção

Monção

Monção

Monção

Monção

Monção

Monção 

Monção