PS perdeu maioria de Câmaras Municipais e próxima 'batalha' vai ser pela presidência da CIM

São duas as autarquias do Alto Minho que mudam de mãos, do Partido Socialista para o Partido Social Democrata: Ponte da Barca e Monção! No CDS continua a derrocada, perdendo vereadores nos Arcos e Monção, sendo Ponte de Lima uma excepção que continua com um eleitorado fiel. Em terras limianas, o grande derrotado foi Abel Baptista que veio 'corrido' de Monção, na altura uma opção do agora ex-deputado que poderá ter pesado no seu mais recente fracasso com um eleitorado conservador e pouco dado a mudanças de camisolas (entenda-se, por terras que não as suas).

Assim o Partido Socialista tem as seguintes Câmaras do Distrito de Viana do Castelo: Melgaço, Caminha, Paredes de Coura e Viana do Castelo. Em relação às autárquicas anteriores, perdeu  dois concelhos para o PSD (Monção e Ponte da Barca), sendo Miguel Alves o grande derrotado como presidente da Federação Distrital Socialista, isto pese embora tenha ganho a CM por onde concorreu (Caminha).

O PSD passa a contar também com quatro Câmaras: Monção, Valença, Arcos de Valdevez e Ponte da Barca. Duplicou o número de CMs graças às vitórias em Monção e Ponte da Barca, 'roubadas' ao PS. Carlos Morais Vieira, presidente da Distrital do PSD, tem aparentes razões para estar contente, pese embora a enorme derrota em Viana do Castelo em que foi um dos principais protagonistas ao avocar a composição das listas à Concelhia de Eduardo Teixeira.  Resultado: O PS 'pescou' um vereador aos social democratas. A CDU, por outro lado, mais precisamente Cláudia Marinho, tem razões para festejar ao garantir o lugar de vereadora que sempre foi uma conquista de uma histórica, Ilda Figueiredo.

O CDS conserva Ponte de Lima, sendo o presidente da Distrital, Vitor Mendes, outro dos derrotados da noite já que perdeu o vereador que detinha em Arcos de Valdevez e Monção. Também um desastre o resultado dos Populares em Viana do Castelo que continuam sem representação na autarquia e cuja lista era encabeçada pela deputada Ilda Araújo Novo que sai com uma imagem altamente negativa até porque preside à Concelhia. Excepção neste concelho foi o resultado em Darque onde Pedro Meira conseguiu recuperar um lugar na Assembleia de Freguesia, feito que há mais de três actos eleitorais o CDS não conseguia. Os Independentes ficam a governar Vila Nova de Cerveira.

RESULTADOS NACIONAIS, POR DISTRITOS E CONCELHOS

https://www.autarquicas2017.mai.gov.pt/

PRÓXIMA 'BATALHA' VAI SER PELA CIM

O próximo confronto vai ser a luta pela presidência da CIM (Comunidade Intermunicipal do Minho) que até agora tem tido como seu 'timoneiro' o socialista José Maria Costa, dado este partido ter na altura a maioria de Câmaras Municipais. Com a eleição do passado domingo, em que o PS perdeu dois concelhos para o PSD, há um empate a 4 para cada uma destas forças partidárias. Isso significa que socialistas e social democratas irão 'namorar' os Independentes de Vila Nova de Cerveira e os Populares de Ponte de Lima dado que a eleição terá de ser obrigatoriamente por maioria de Câmaras Municipais.

Festejos do PS que 'esmagou' o PSD em Viana do Castelo

PS 'esmagou' PSD em Viana do Castelo

PS 'esmagou' PSD em Viana do Castelo

PS 'esmagou' PSD em Viana do Castelo

PS 'esmagou' PSD em Viana do Castelo

PS 'esmagou' PSD em Viana do Castelo