Republica Bananeira

Cartaz da Feira do CavaloAssunção Cristas, Ministra da Agricultura e do Mar, é a convidada de honra da Feira do Cavalo, que se realiza em Ponte de Lima, de 25 a 28 de junho.

O evento que conta com a presença das maiores coudelarias nacionais e os melhores cavalos e cavaleiros de Portugal, a competir, recebe a visita da Ministra da Agricultura e do Mar, na abertura oficial, dia 25 de junho, às 18h30.

Esta que será a IX Feira do Cavalo, que posiciona Ponte de Lima e Portugal no circuito mundial equestre, funcionando em simultâneo, como uma verdadeira alavanca das potencialidades turísticas e ambientais do concelho e de toda a região.

O reconhecido certame equestre de referência nacional e internacional, que conta com uma forte incidência desportiva no seu programa, realiza as Olimpíadas de Equitação Adaptada, a taça de Portugal de Dressage, Derby de Atrelagem, o Campeonato de Horseball, e a emblemática Prova do Campeonato de Portugal de Dressage.

A somar a estas atividades, estão as provas equestres que atraem milhares de visitantes e que elevam os grandes momentos do evento, com destaque para o Concurso de Modelo e Andamentos, Desfile de Coudelarias, Aprovação de Garanhões, Equitação de Trabalho, e o Passeio a Cavalo pelas margens do Rio Lima (Ecovia).

A aposta do cavalo e dos desportos equestres em toda a região é um dos principais objetivos do Município ao realizar este certame, com destaque para os Criadores do Cavalo Lusitano e outros oriundos de Espanha, Bélgica, França e Inglaterra.

Além destas promissoras iniciativas equestres previstas no âmbito da Feira do Cavalo de Ponte de Lima, o programa deste evento conta com muita animação musical, prometendo animar todos aqueles que por lá passarem.

Acontecimentos como este têm colocado Ponte de Lima em destaque a nível nacional e internacional causando um impacto que se reflete diretamente no desenvolvimento social e económico de toda a região.