Ponte de Lima assinala 'Dia Mundial do Livro'

O Município de Ponte de Lima, através da Biblioteca Municipal (BMPL) associa-se às comemorações do Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor - que todos os anos se assinala a 23 de abril - com um conjunto de iniciativas para diferentes públicos.

O Auditório Rio Lima é o palco inaugural do programa. Apresenta hoje, 22 de abril, pelas 09h30, Vasco Teles de Menezes, tradutor responsável pela versão portuguesa dos romances policiais e de espionagem de Daniel Silva. Sob o tema Os desafios da tradução no universo literário, o encontro - dirigido às escolas do concelho de Ponte de Lima e ao público em geral - obedecerá a um modelo de pergunta-resposta e terminará com uma sessão de autógrafos e com a venda de alguns dos títulos mais conhecidos do escritor luso-americano traduzidos por Vasco Teles de Menezes.

Também neste dia, o Largo de Camões recebe nova visita da Biblioteca Itinerante, das 10h00 às 17h00.

A iniciativa Livros sobre rodas – assim se chama o serviço prestado pela carrinha móvel da BMPL - permitirá a todos os transeuntes a consulta e a leitura de jornais, revistas e obras de literatura nacional e estrangeira. Para os mais novos haverá Roda de histórias - ação lúdico-didática destinada a crianças do pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico – que prevê a dinamização do conto tradicional Corre, corre, cabacinha, extraído do livro Ler, ouvir e contar, de António Torrado, em duas sessões distintas - 10h00 e 14h00.

No mesmo horário decorrerá, na Sala Infanto-Juvenil da BMPL, Contos co(n)vida – atividade que evocará a Lenda da Fada dos Dentes – e, pelas 15h30, os três melhores leitores infantis receberão certificados de mérito - Diploma de Ouro, Diploma de Prata e Diploma de Bronze – naquela que será a segunda edição de Os Ases da Leitura.

Mas o Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor não ficaria completo sem um ranking demonstrativo das preferências literárias dos utilizadores da BMPL. Nesse sentido, a Sala de Adultos exibirá um painel com Os 10+ da Literatura, acompanhado das respetivas obras, apuradas numa escala de 1 a 10, e de um folheto com o resumo de cada título distinguido. Em simultâneo, na Sala de Audiovisuais, haverá um destaque semelhante, sustentado nos mesmos critérios de triagem, com os dez DVDs mais requisitados pelo público e uma brochura informativa com a sinopse dos filmes.

A 23 de abril – data exata da efeméride – o Auditório da Biblioteca Municipal de Ponte de Lima será palco do lançamento da obra Literatura & jogo: narrativas, discursos, representações e mitos, da autoria de Isabel N. Patim, Fernando Hilário, Daniel Seabra e Rui Estrada. O evento tem início marcado para as 15h00.

As ações descritas decorrem no âmbito do projeto Em abril, festa do livro e da leitura, iniciativa que encerra com duas outras rubricas de valor. A primeira – Poesia à sexta – prevê a apresentação da obra, Triângulo escaleno, do autor limiano Gustavo Pimenta, no dia 29, pelas 21h00, no Auditório da Biblioteca Municipal. A segunda – a Bebéteca – decorrerá, como habitualmente, no último sábado do mês. Rapunzel será a personagem da Disney em evidência na Hora de Conto, Caixinha de sonhos a música escolhida para a atividade, ficando a tarefa de fazer coroas dignas de príncipes e princesas para o atelier final.