Pias aposta na requalificação da rede viária

O roteiro de proximidade e a reunião descentralizada do executivo municipal rde Monção realizam-se no mesmo dia. Por imperativo de agenda, em Pias não foi possível. A reunião teve lugar, na segunda-feira à noite, na sede da junta. A visita à freguesia aconteceu, ontem à tarde, precisamente dois meses após a cerimónia de tomada de posse.

Na companhia da presidente de Junta de Freguesia de Pias, Cátia Gonçalves, o autarca monçanense, António Barbosa, percorreu os lugares da freguesia, contactando com a população local e inteirando-se das maiores preocupações e necessidades do executivo local.

Monção

No topo das prioridades, encontra-se a valorização da rede viária. Caminhos e estradas que unem os lugares da freguesia mas também as ligações rodoviárias com as freguesias vizinhas. A visita englobou diversas paragens e a confirmação que a estratégia do município nesta área é a mais adequada.

António Barbosa reafirmou que a intervenção da autarquia nas acessibilidades irá privilegiar as ligações entre as freguesias, devendo os percursos “internos” ser responsabilidade das juntas com base na disponibilização financeira que, todos os meses, o município transfere para as freguesias.

Monção

À requalificação da rede viária, Cátia Gonçalves juntou a necessidade de consolidar as pequenas travessias sobre as águas do rio Gadanha. Sobre esta questão, António Barbosa deu conta que é intenção do município fazer um levantamento do estado das pontes em todo o concelho.

Num futuro mais alargado, a autarca local assinalou como prioridade da junta o alargamento do saneamento básico aos lugares da freguesia em falta. Cátia Gonçalves salientou ainda que a recuperação do edifício da antiga escola primária seria algo muito importante para a freguesia que deixaria a população local extremamente satisfeita.

Quanto à Feira da Foda, marcada para o segundo fim de semana de março, assunto incontornável sempre que se fala de Pias, o desafio é manter o sucesso da primeira edição e, se possível, ganhar uma escala ainda maior. Neste momento, trabalha-se na programação e angariação de patrocinadores.