Paredes de Coura fornece a água com melhor qualidade do Alto Minho

Paredes de Coura vai ser galardoada na Cerimónia Solene de Entrega dos Prémios e Selos dos Serviços de Águas e Resíduos (Vertente Águas), no âmbito da 12ª Expo Conferência da Água, como sinal de reconhecimento por ser o concelho do Alto Minho que disponibiliza a água de maior qualidade aos seus munícipes.

De acordo com o relatório "Controlo da Qualidade da Água para Consumo Humano" relativo ao ano de 2016 e que foi divulgado pela Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos (ERSAR), Paredes de Coura disponibiliza a água de maior qualidade com um nível de segurança de 99,64 por cento, superando a qualidade da água fornecida por todos os outros concelhos do distrito de Viana do Castelo e quase sem paralelo a nível nacional.

A passagem de Paredes de Coura para o primeiro lugar do ‘ranking’ do Alto Minho ficou a dever-se a um aumento da qualidade de 1,26 por cento entre 2012 e 2016, totalizando agora um índice de segurança de 99,64 por cento, ou seja, muito próximo do índice de segurança máxima.

Nova fatura e eletrónica

Para além deste registo e quase sem paralelo nos 278 municípios do continente, o Município de Paredes de Coura também tem feito um esforço significativo na melhoria dos serviços prestados à população, traduzido no recente investimento na reconfiguração da fatura da água – com histórico de consumos, gráficos, informação sobre a qualidade da água --, bem como a disponibilidade de mais meios de pagamento e fatura eletrónica.

Com este novo serviço, o Município de Paredes de Coura oferece vantagens apreciáveis e acompanha as exigências de um concelho que se orgulha das boas práticas e amigo do ambiente. Com a fatura eletrónica, o munícipe ganha em comodidade, rapidez, acessibilidade e segurança, para além de dispor de toda a informação constante das faturas tradicionais.