Palavrar e Dia do Mérito e do Diploma na Maior - Onda Azul do Projeto Mar Maior em Viana do Castelo

O Agrupamento de Escolas de Santa Maria Maior encerrou o 1º período com o já tradicional PALAVRAR, na noite do dia 15, a partir das 21 horas, e a cerimónia solene do DIA DO MÉRITO E DO DIPLOMA, no dia seguinte, também a partir das 21 horas, atividades que decorreram no Auditório Maior da Escola Secundária, em ambiente fantástico sob o signo do Projeto Educativo Mar Maior e com a plateia lotada, onde também marcaram presença representantes da Autarquia de Viana do Castelo, do Conselho Geral e das três Associações de Pais e Encarregados de Educação.

 

A abertura do PALAVRAR, organizado pelo Departamento de Português, esteve a cargo do Diretor do Agrupamento, Doutor Benjamim Moreira, que agradeceu a presença de todos, desejando-lhes bons momentos de convívio e animação, um Bom Natal e Um Ótimo 2018.

Poesia, Canto e Música, Teatro e Dança deram corpo a um magnífico espetáculo de variedades que se prolongou até às 23h30 e com toda a certeza ficará na memória de todos os alunos que participaram, dos alunos e professores que colaboraram e de todas as pessoas que encheram por completo o Auditório.

São dignos de registo o empenho, a criatividade e o espírito solidário de todos os alunos participantes, bem como se louva a presença maciça de Encarregados de Educação, alunos e professores na plateia.

Palavrar na Maior

Palavrar na Maior

Palavrar na Maior

Palavrar na Maior

 

As atuações estiveram a cargo de alunos das três escolas do Agrupamento, a Escola do Carmo, a Escola Frei Bartolomeu dos Mártires e Escola Secundária de Santa Maria Maior, estando todos os anos de escolaridade representados nesta Festa de Natal – Palavrar. Participaram ainda nesta Festa algumas alunas e uma professora, pertencentes a outra instituição de ensino e a uma academia de dança. A apresentação do espetáculo esteve a cargo de três alunas e três alunos, todos finalistas do 12ºano.

O sucesso desta atividade foi, mais uma vez, enorme mas já era esperado, pois todos os intervenientes tinham demonstrado imensa qualidade nos ensaios efetuados, sempre com muito empenho e grande vontade, atributos fundamentais para o sucesso.

O Departamento de Português congratula-se com o resultado alcançado e agradece a todos aqueles que contribuíram para que fosse possível esta realização, a começar pelos alunos, obviamente, mas também aos encarregados de educação, aos funcionários e aos professores e equipa diretiva, sem esquecer algumas outras pessoas da comunidade que prestaram colaboração.

Palavrar na Maior

Palavrar na Maior

Dia do Mérito e do Diploma

Dia do Mérito e do Diploma

 

 Benjamim Moreira, tal como no PALAVRAR, procedeu também à abertura oficial do DIA DO MÉRITO E DO DIPLOMA, saudando todos os presentes e dando os parabéns a todos os alunos e suas famílias. Foi um momento solene mas com imensa animação, em que os ex-alunos da Maior, que hoje exibem os seus talentos por várias universidades e politécnicos do país, ou mesmo já no mercado de trabalho, regressaram à sua escola secundária para conviver com os colegas e antigos professores e receber o respetivo Diploma de Curso. Houve também alguns prémios destinados aos alunos que obtiveram na sua passagem pela Maior as classificações mais altas nas disciplinas de Português e de Matemática e nos respetivos cursos, quer no prosseguimento de estudos quer no ensino profissional.

O evento contou com a colaboração de alguns dos atuais alunos da Maior que apresentaram algumas atividades no domínio da música, do canto e da dança.

Dia do Mérito e do Diploma

Dia do Mérito e do Diploma

Dia do Mérito e do Diploma

Dia do Mérito e do Diploma

 

A organização desta atividade foi da responsabilidade de alguns dos professores da escola secundária e da direção do Agrupamento.

Estas foram as duas atividades que encerraram o primeiro período, mas foram muitas as atividades desenvolvidas desde o início deste ano letivo, nomeadamente a Feira do Livro, a Cantata de Natal, a Semana da Ciência e da Tecnologia, o Dia Mundial da Filosofia, o Projeto Altamente, o Ler+ Ser Maior, os projetos de Rádio e TV na Maior, entre tantos outros. E muitas são as atividades previstas para os dois próximos períodos, por exemplo a Semana Maior, no final do segundo período, e a participação no II Festival Internacional de Literatura, no mês de junho, em Freixo de Espada à Cinta, onde, a convite da respetiva Câmara Municipal, a Escola de Santa Maria Maior participará com algumas atividades.

É este dinamismo que faz do Agrupamento de Escolas de Santa Maria Maior um Agrupamento cada vez Maior, rumo ao futuro e ao sucesso que todos desejam.

Mais informação no Facebook: 

https://www.facebook.com/agrupamentodeescolasdesantamariamaior/