Operação Prato Limpo nas Cantinas do IPVC

Combate ao derperdício alimentar

Em seis meses o desperdício alimentar foi reduzido em 12 por cento.

 

Lançada pelos Serviços de Ação Social do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (SAS-IPVC), no passado mês de junho, a campanha “OPERAÇÃO PRATO LIMPO” apresenta já resultados muito positivos. Uma redução de cerca de 12 por cento de desperdício alimentar em todas as cantinas do IPVC. O objetivo dos SAS-IPVC é aumentar ainda mais essa redução de forma a tornar praticamente residual o desperdício alimentar nas suas cantinas.

 

O objetivo da iniciativa era o de sensibilizar toda a comunidade académia para o volume de alimentos que diariamente iam para o lixo. Numa análise inicial os SAS-IPVC detetaram que mensalmente iam para o lixo cerca de 1 tonelada de alimentos, o que corresponde a um desperdício de 20% dos alimentos servidos.

 

Para por face ao desperdício, no passado mês de junho, os SAS-IPVC arrancaram com a campanha para a redução do desperdício alimentar. Uma iniciativa que faz parte da Política de Responsabilidade Social dos SAS-IPVC. O administrador dos SAS-IPVC, Diogo Moreira, adianta que o desperdício alimentar “acarreta consequências ao nível ambiental, social, económico e na saúde humana. Queremos continuar com a tendência de redução do desperdício alimentar e, para tal, mais uma vez solicitamos a colaboração de toda a comunidade académica através de passos simples”.

A campanha centra-se em três orientações simples, mas importantes para que o desperdício alimentar diminua consideravelmente: “Pede apenas a quantidade de alimentos que desejas consumir; serve-te com a quantidade de alimentos que desejas consumir; vamos diminuir a capitação dos alimentos mais desperdiçados, devendo quem desejar solicitar maior quantidade ao colaborador da cantina”.

 

Paralelamente os SAS combatem o desperdício alimentar através da doação de refeições produzidas e não servidas à organização RE-FOOD que, por sua vez, as distribui por famílias carenciadas.

Combate ao derperdício alimentar