O PPM exige mais cuidado com as nossas florestas

No âmbito daquelas que  sentimos serem as nossas obrigações, como candidato pelo circulo eleitoral de Viana e pelo PPM, deslocamo-nos estes dias a Melgaço.

A razão da visita, entre outras foi a verificação do estado das nossas florestas, do estado da preparação e da prevenção da época de incêndios que (infelizmente) se avizinha.
Visitámos os Bombeiros de Melgaço, falámos com operacionais desse corpo de combate, que diferença para outas associações que nos perguntam primeiro de que partido somos e depois é que ponderam se dão informações ou não.
Pedimos informações ao INSTITUTO DE CONSERVAÇÃO DA NATUREZA e das FLORESTAS, confessamos que ainda esperamos respostas.
Falámos com militares dos GIPS, nada sabiam ou poderiam informar, muito obrigado pela ajuda.
O estado das nossas matas, das nossas florestas é preocupante, vamos ter fé que os incêndios não "apareçam" caso contrário será o caos.
As limpezas dos montes  consegue-se ver, visitámos Pomares e S Paio onde estivemos no sitio ou lugar de Pombal, não foram feitas nunca desde o verão do ano passado e passando pelo inverno  2015/2016.
Os cortes de fogo que deveriam servir para isso mesmo, ser uma barreira ao fogo é mais um transporte de chamas pois embora não tenha arvores de grande porte tem no entanto falta de limpeza e  foram crescendo mato e giestas e fenos que são autêntico rastinho e que não cumprem a função que seria estancar ali o fogo sendo  e no estado em que estão precisamente o contrário, o transporte de chamas/fogo.
Os caminhos de acesso e passagem estão obstruídos, alguns, o que em caso de  emergência resta deixar cá em baixo os carros-tanque dos bombeiros e ir apagar o fogo com balde, ou esperar que chova.
Os próprios pontos de água estão abandonados e sofrem de problemas de limpeza  nos seus acessos.
Os bombeiros com quem falámos e que gentilmente nos forneceram algumas informações acabaram por nos dizer aquilo que já desconfiávamos. SÃO HERÓS estes homens mas que lutam com falta de meios, de resto situação igual a quase todas as unidades.
Estamos mesmo preocupados com a situação das nossas florestas e não aceitamos que nada se faça no terreno como prevenção não sendo difícil "adivinhar" a desculpa de sempre.


https://goo.gl/photos/ViWKgiywsVD8FV3S8

PPM-Partido Popular Monárquico
(Concelhia de Ponte de Lima)