No Lindoso é só ‘bombar’!

Trata-se do Grupo de Bombos “Os Amigos de Lindoso”.

Em Lindoso, Pleno coração do Parque Nacional da Peneda Gerês, luta-se cada vez mais contra a desertificação da sua aldeia através do combate contra o esquecimento das suas tradições e atividades culturais.

Foi criado à uns anos (aproximadamente 10 anos) um grupo de Bombos, para tentar promover uma ocupação diferente às gentes daquela terra, durante 8 anos, com altos e baixos o grupo de bombos sempre se foi aguentando, não foi tarefa fácil, pois a distância a que se encontram de médios e grandes aglomerados populacionais faz com que seja pouco notado.

No final de 2014, o grupo foi “desfeito”, face ao reduzido número de elementos constituintes e também às previsões de atuações que se esperavam.

No entanto um grupo de jovens, sendo quase todos eles elementos que faziam parte do grupo desde o primeiro dia de existência, uniram-se e quiseram fazer renascer este grupo, não só pela atividade em si, mas também para se continuar a manter o espírito de grupo e companheirismo a que sempre foram habituados. O novo diretor, Bruno Pereira, fala com orgulho do que alcançaram desde aí, deixando de forma determinada as seguintes palavras: “porque vamos sonhar, se em conjunto somos capazes de ir mais longe e viver esses sonhos”.

13

12

Começando do zero, este grupo conseguiu logo no primeiro ano ter o maior número de atuações que alguma vez tiveram durante essa época e pela primeira vez foram a locais aonde nunca tinham ido.

Tem atualmente o maior número de elementos que alguma vez teve, constituído por muitos jovens, procurando chamar cada vez mais. “A estes jovens, estamos a dar a conhecer uma nova paixão e a mostrar a eles outras formas de ocuparem o seu tempo, sem para isso ambicionarem ir passar o fim-de-semana fora da nossa linda aldeia”, como nos referenciou o diretor do grupo, que vê com excelentes perspetivas o futuro deste grupo.

Investiram num fardamento novo mantendo «é claro» as três cores habituais já utilizadas desde a sua criação. Foi criado um logotipo para o grupo, que ainda não tinha nenhum.

Em Janeiro do presente ano, conseguiram comprar uma carrinha usada, num investimento que não tinham previsto. Previamente tinham idealizado investir o lucro do ano anterior em duas gaitas de foles. No entanto face à viatura que era, e ao preço que foi negociado, foi uma oportunidade que não puderam desperdiçar. Entre todos, conseguiram comprar essa viatura.

14

15

Esperam este ano, continuar com muito esforço e empenho de todos, melhorando a cada ensaio que passa, conseguir investir ainda mais e também levar o nome da sua terra natal mais longe e sempre bem representada.

Este grupo realiza todo o tipo de espetáculos:  cortejos, Procissões, encontro de bombos, convívios, alvoradas e outros eventos do género.

Para conseguirem contacto com este grupo de bombos, devem ligar para Bruno Pereira (933 423 741)