Memórias de Refóios marcam apresentação de obra de José Luís da Costa Sousa

A obra de estreia de José Luís da Costa Sousa – “A casa de Real” -, foi apresentada no passado sábado, 28 de outubro, no Auditório da Biblioteca Municipal de Ponte de Lima.

 

O conto, que resulta da combinação de elementos genealógicos com traços ficcionais, tem como cenário a freguesia de Refoios do Lima, terra berço do autor ponte-limense que quis, através da escrita, perpetuar memórias familiares e lembranças espaciotemporais.

Perante casa cheia, o escritor explicou que a aventura literária começou com um trabalho de escola do neto de recolha de informações geracionais, desafio que levou José Luís da Costa Sousa a encetar várias ações investigativas acerca dos seus antepassados e a elaborar algumas narrativas curtas de evocação de personagens e lugares da infância. O resultado é uma obra que relata a evolução de um dos ramos da família reconstituído a partir da tradição oral e dos registos de arquivo de que tomou conhecimento.

O conto “A Casa de Real” foi apresentado pelo professor ponte-limense, Vítor Araújo, que sublinhou a qualidade de escrita e o rigor narrativo do autor, cujos poemas que também compõe foram declamados por José Cândido Rodrigues num momento de maior intimismo que fechou a sessão.

O lançamento de mais um título que eterniza o património material e imaterial do concelho de Ponte de Lima contou com a presença do Vereador da Educação, Dr. Paulo Barreiro de Sousa.

 

Sobre o autor:

José Luís da Costa Sousa nasce a 20 de setembro de 1948 em Refóios do Lima, concelho de Ponte de Lima. Finaliza o Curso Geral dos Liceus no Liceu Nacional de Viana do Castelo e, em 1966, conclui o Curso de Professores de Educação Física do INEF. Depois do Mestrado em Ciências da Educação – Metodologia da EF (1994) -, obtém o grau de Doutor em Ciências da Educação – Formação de Professores (2000) -, lecionando em escolas secundárias e em instituições do ensino superior, com destaque para o Instituto Superior de Educação Física, a Escola Superior de Educação de Lisboa e a Escola Náutica Infante D. Henrique. Também exerce funções na Escola de Educação Física e Desporto da Guiné-Bissau e no Instituto Nacional de Educação Física de Luanda, Angola.