Concordo em absoluto com o

Seja solidário! A partir das 09h30, na Unidade de Cuidados na Comunidade de Melgaço!

 

O Serviço de Imunohemoterapia da Unidade Local de Saúde do Alto Minho, EPE (ULSAM), promove na sexta-feira, 6 de janeiro, a sua primeira campanha de recolha de sangue. A ação acontece na Unidade de Cuidados na Comunidade de Melgaço (UCC Melgaço), a partir das 09h30, e visa garantir à ULSAM e a todos os residentes no Distrito de Viana do Castelo o apoio e a autossuficiência em transfusões.

 

A ULSAM promoves estas ações por todo o distrito ao longo do ano, o que tem permitido um stock de sangue suficiente para as necessidades dos utentes do distrito. ‘Em Melgaço são sempre à sexta – feira e têm sempre uma boa adesão. Esperemos que continue assim’, apela a Enfermeira Fernanda Pereira, Coordenadora da UCC de Melgaço, alertando que ‘não haverá falta de sangue se os dadores aderirem às campanhas’. O dador pode dar sangue regularmente sem que esse facto prejudique a sua saúde! Há necessidade de sangue para todas as vítimas de acidentes de trabalho e rodoviário, e para todos os que aguardam disponibilidade de sangue para serem operados.

 

As restantes colheitas em Melgaço para 2017 serão nos dias 7 de abril, 7 de julho e 20 de outubro, no mesmo local (UCC Melgaço) e à mesma hora (09h30).

 

Quem pode doar sangue?

Podem doar sangue todas as pessoas com bom estado de saúde, com hábitos de vida saudáveis, peso igual ou superior a 50 kg e idade compreendida entre os 18 e 65 anos. Para uma primeira dádiva o limite de idade é aos 60 anos. A dádiva de sangue é benévola e não remunerada. A doação de sangue pode ser feita de quatro em quatro meses pelas mulheres e de três em três meses pelos homens.

 

A saber…

Os tipos de sangue que existem são A, O, que são os mais comuns, AB e B, que são mais raros. As pessoas com sangue do tipo O podem doar sangue para qualquer pessoa mas só podem receber doações de pessoas com o mesmo tipo de sangue. Por outro lado, as pessoas do tipo AB podem receber sangue de qualquer pessoa, mas só podem doar para pessoas com o mesmo tipo sanguíneo. Já pessoas com sangue do tipo A podem doar apenas para outras do tipo A ou tipo AB, assim como as do tipo B só podem doar para B e AB.

Para além dos tipos de sangue, existe o fator RH, que determina se o tipo de sangue é positivo ou negativo e influencia na compatibilidade sanguínea. Assim, pessoas com sangue positivo podem receber de pessoas com qualquer RH, mas só podem doar para outras com sangue positivo. Enquanto, se o sangue tiver RH negativo, podem doar para pessoas com sangue positivo ou negativo, mas só podem receber negativo.

 

A Câmara Municipal de Melgaço apela à adesão da população, reconhecendo o momento como ‘um gesto simples que salva vidas’. Mais informações sobre as dádivas de sangue aqui: Folheto informativo e Conselhos gerais.