Lions Clube de Viana homenageia GEA

Aquando da celebração do seu 39º aniversário, em maio de 2017, o Lions Clube de Viana do Castelo homenageou o Grupo Etnográfico de Areosa (GEA) pelos seus 51 anos de atividade ininterrupta, realçando não só a jovialidade deste agrupamento, como a sua dinâmica intervenção na comunidade vianense.

 

A homenagem incluiu a oferta de um quadro evocativo da celebração do 50º aniversário do GEA, assim como a publicação de um artigo sobre a história do Grupo Etnográfico de Areosa no boletim do Lions Clube de Viana do Castelo: "A Nau". A governadora portuguesa do movimento internacional Lions,ofereceu ao GEA o pin da sua governadoria.

 

O diretor do Grupo Etnográfico de Areosa, Alberto Rego, convidado para a celebração do aniversário do clube vianense, agradeceu a distinção fazendo uma breve alusão ao trabalho realizado em prol dos jovens que encontraram no GEA um complemento educativo, que se tem revelado de extrema importância nas suas vidas.  

 

Segundo o mesmo, o Grupo tem sido muito importante na divulgação dos valores da cultura tradicional da região, pela  transmissão de saberes, mas também porque ajuda a que os jovens desenvolvam, na convivência com os outros e através das inúmeras oportunidades de relação com o meio, uma atitude positiva e cooperante perante a vida.

 

Recorda-se que, em 2016, o Grupo Etnográfico de Areosa desenvolveu um extenso programa que incluiu cerca de 92 atuações e 61 ensaios (algumas destas de cariz internacional); 7 grandes desfiles/cortejos;  janeiras em 18 noites; 12 colóquios/apresentações/palestras/tertúlias; a edição de 2 livros; 2 feirões temáticos; a plantação de 50 árvores; 1 curso de bordados; e recebeu na sua sede jovens de cerca de 20 nacionalidades.