Ligação da iluminação pública de Natal e dos estabelecimentos comerciais em Monção

O programa de Natal “Monção, Vila Mágica” engloba diversas atividades para todos os públicos, destacando-se uma pista de gelo, a casa de Pai Natal, presépios dispersos pela vila e muita animação com figuras natalícias e grupos musicais.

Decorrendo entre 16 de dezembro e 7 de janeiro, o programa é assinalado simbolicamente no dia 30 de novembro, quinta-feira pelas 18h00, com o arranque simultâneo da iluminação pública de Natal e dos estabelecimentos comerciais, decorados a preceito e com bom gosto. A escuridão (tudo desligado) transforma-se em luz (tudo ligado) às 18h00 em ponto.

A iniciativa, denominada “Juntos, Vamos Iluminar Monção”, é também o ponto de partida de um mês onde o comércio tradicional estará aberto todos os sábados, domingos e feriados (dias 1 e 8), estando previsto prolongamento de horário, até às 22h00, nos dias 21, 22 e 23. Nos fins-de-semana alargados, dias 1 a 3 e 8 a 10, realiza-se o Mercado de Natal, na Praça Deu-la-Deu Martins.

Presépios e Casa do Pai Natal

Neste Natal, a iluminação pública será alargada e a animação reforçada com a presença de figuras ligadas à época e grupos musicais. Em horas específicas, principio e final da tarde, percorrerão as ruas do centro histórico e avenidas/urbanizações envolventes.

Está igualmente prevista a disponibilização de tapetes vermelhos aos comerciantes/empresários e a criação de um circuito de 22 presépios, em tamanho real, disperso por toda a vila. Trata-se de uma parceria com as coletividades locais, contando ainda com o apoio da Associação de Artesãos Post`Arte que, ao lado de cada presépio, colocará dois expositores com artigos natalícios.

Na Praça Deu-la-Deu Martins, vai situar-se a “Casa do Pai Natal”, com oficina de manualidades/ateliês infantis, e quatro expositores para venda de chocolate quente, crepes e bolachas, iniciativa da Comissão de Festas em Honra à Virgem das Dores.

Pista de gelo na Praça Deu-la-Deu

A grande novidade é uma pista de gelo que, com toda a certeza, fará a delícia dos mais pequenos. Funcionará entre as 14h00 e as 22h00 e entre as 16h00 e 21h00 (apenas de 2 a 5 de janeiro), tendo como “chamariz” o facto de poder ser utilizada gratuitamente, durante um tempo determinado, pelos clientes do comércio tradicional.

Exemplificando: uma pessoa compra um artigo ou produto em qualquer comércio tradicional e recebe um voucher (distribuído pela autarquia pelos comerciantes) que lhe permitirá usufruir da pista de gelo por um tempo limitado. O acesso ao voucher depende do valor da compra, o qual fica a critério do comerciante.