Lampreia do rio Minho à mesa de 14 restaurantes durante três meses em Vila Nova de Cerveira

Em todos os fins-de-semana, de 15 de janeiro a 15 abril, os restaurantes do Vale do Minho apresentam os mais saborosos e aguardados pratos de Lampreia do rio Minho. Trata-se da 8ª edição da ‘Lampreia do rio Minho – Um Prato de Excelência’ que, este ano, é alargada a três meses, e à qual o Município de Vila Nova de Cerveira se associa, uma vez mais, com gastronomia em 14 restaurantes aderentes e muita animação.

 

Promovido pela ADRIMINHO, em parceria com os seis municípios do Vale do Minho e com o apoio do Turismo do Porto e Norte de Portugal, o objetivo deste certame gastronómico é dar maior visibilidade aos pratos tradicionais, em particular valorizar a lampreia do Rio Minho enquanto recurso endógeno, assim como promover as potencialidades naturais e patrimoniais de cada concelho, através do envolvimento das populações em torno desta estratégia territorial.

Por Vila Nova de Cerveira, a partir deste domingo e até meados de abril, é possível degustar esta especialidade única e de qualidade em 14 restaurantes, nomeadamente, Abrigo das Andorinhas, Adega Real, Boega – O Peregrino, Braseirão do Minho, Cantinho dos Amigos, Casa Lau, Central, Costa Verde, D. Maria, Glutão, Lavrador, Luso-Galaico, Sol Nascente e Telheiro.

Além da lampreia confecionada das mais variadas formas, quem visitar a ‘Vila das Artes’ pode ainda usufruir de uma panóplia de atividades que o Município promove para atrair cada vez mais visitantes, bem como para dinamizar a economia local. Desta forma, em janeiro destaca-se já para este fim-de-semana o VIII Cantar as Janeiras; em fevereiro, o Intercâmbio Cultural de Dança (dias 24 a 27) e o Cortejo de Carnaval das Escolas (dia 24); em Março mais uma edição dos ETC… Encontros de Teatro (dias 4, 11, 18 e 25); e em abril, a programação da Semana Santa (de 9 a 17), especificamente a Queima de Judas (dia 15), mas também a Festa do Livro e da Leitura, além de exposições diversas, das sugestões do turismo ativo e as visitas a museus.