Júlio Pereira no Teatro Diogo Bernardes em Ponte de Lima

O Teatro Diogo Bernardes, em Ponte de Lima, abre 2018 com o concerto de Júlio Pereira, recentemente galardoado com o Prémio Pedro Osório da Sociedade Portuguesa de Autores, que irá apresentar o seu novo trabalho, Praça do Comércio, às 21h30 do próximo sábado, dia 6 de Janeiro, acompanhado por Sandra Martins, Pedro Dias e Miguel Veras.

Sobre Praça do Comércio, o novo trabalho discográfico de Júlio Pereira, recentemente lançado, é apresentado nos formatos LP e CD.

O vinil — com capa em formato gatefold — foi tornado num objecto de arte, sem texto, apenas contendo as ilustrações originais que Carlos Zíngaro criou para todos os temas do álbum. Uma edição limitada a 1.000 exemplares numerados.

Do CD faz parte um livro de 112 páginas (em português e inglês), com textos de Rui Vieira Nery, Manuel Morais, João Luís Oliva e Nuno Cristo, contendo ainda um guia de acordes e partituras.

O instrumento protagonista deste 22º disco de autor é o cavaquinho e onde, pela primeira vez, Júlio Pereira toca o seu parente Madeirense – o braguinha. Nele participam, além dos músicos que habitualmente o acompanham – Miguel Veras e Sandra Martins – vários instrumentistas de que se destacam, o canadiano James Hill (ukulele), José Manuel Neto (guitarra portuguesa), Pedro Jóia (viola) e Norberto Gonçalves da Cruz (bandolim). Colaboram, ainda, com as suas vozes, António Zambujo, Olga Cerpa (Espanha), Chney Wa Gune (Moçambique), Luanda Cozetti e outros.

Decorrente deste trabalho Júlio Pereira preparou um novo concerto que se chama “Praça do Comércio em…”, no presente caso "Praça do Comércio em Ponte de Lima".