Jovens e as suas organizações reunidos com decisores políticos para partilhar boas práticas e discutir “reais” políticas de Juventude para o Alto Minho

Entre 25 a 26 de Novembro de 2017, a FAJUVIC - Federação das Associações Juvenis do Distrito de Viana do Castelo, organiza o EDAJ – Encontro Distrital das Associações Juvenis, que terá lugar em Paredes de Coura.

Este encontro tem como objetivo discutir políticas de Juventude e promover a partilha de boas práticas entre associações juvenis e a participação cívica dos jovens, munindo-os de valores como o associativismo, a igualdade, a ética, a liberdade e a solidariedade.

Na manhã de dia 25, no Centro Cultural de Paredes de Coura, decorrerá a Cimeira Juventude e Associativismo – “Pensar o Alto Minho”, o último momento de um Projeto de maior dimensão, o "YEAH - Youth Effectively Active and Heard", que juntou jovens de todos os concelhos do distrito de Viana do Castelo para concertar políticas de Juventude.

A Orquestra Ligeira da Escola de Música de Perre, uma associação juvenil, fará as honras de abertura da Cimeira, que terá como anfitrião o Presidente da Câmara de Paredes de Coura, Vítor Paulo Pereira.

Durante a Cimeira serão apresentadas as conclusões dos Projetos da FAJUVIC, "Youth Cloud", cujo objetivo é identificar quais as necessidades, objetivos e interesses da comunidade jovem do Distrito e o Projeto “LÁPIS”, que foi às escolas e associações para educar e instruir os jovens para os hábitos de vida saudáveis.

A Cimeira terá mais dois momentos, sendo o primeiro deles o painel sobre "Boas Práticas de Políticas de Juventude de Base Local", onde vários Municípios do País apresentarão os seus projetos direcionados para a Juventude, e o segundo, a apresentação do Contrato Social de Cooperação e Concertação de Políticas de Juventude para o Alto Minho, momento em que estarão reunidos autarcas e vereadores de todos os concelhos do Distrito de Viana do Castelo.

Durante a tarde deste dia decorrerão três oficinas para capacitar os jovens participantes, nomeadamente, a Formação em “Comunicação Inclusiva”, o Workshop em “Curriculum Vitae para Iniciantes” e a Formação “Liderança e Gestão de Conflitos”.

O dia encerrará com a Festa de Juventude Dentro da Caixa na Caixa da Música de Paredes de Coura.

As atividades do dia 26 começam ao som do Grupo de Precursão da Associação Juvenil de Subportela, ÁS de Rufar, seguindo-se um momento de partilha de “Boas Práticas Associativas”, no qual um dos fundadores do Festival Vodafone Paredes de Coura falará da história e organização deste festival de referência. Ainda neste espaço, associações juvenis do distrito apresentarão os seus projetos.

O encontro encerrará com uma visita guiada ao concelho de Paredes de Coura.

Para a realização do EDAJ a FAJUVIC tem o apoio da Câmara Municipal de Paredes de Coura, da Agência Nacional Erasmus+ Juventude em Ação, do Instituto Português do Desporto de e Juventude – IPDJ, da CIM Alto Minho, da EPRAMI – Escola Profissional do Alto Minho Interior e da Juventude e das associações juvenis, Associação Juvenil de Deão, Associação Cultural Recreativa Juventude Vila Fonche e a Associação Cultural Recreativa e Desportiva de Moselos. 

O EDAJ é o maior Encontro de Jovens Dirigentes Associativos do Alto Minho, no qual o movimento associativo juvenil afirma a sua dinâmica, vitalidade e coesão, enquanto força ativa das comunidades onde está inserido.