Jornadas Micológicas do Corno de Bico em Paredes de Coura

Paredes de Coura volta a acolher este sábado, 9 de dezembro, a partir das 8h30, mais uma edição das Jornadas Micológicas do Corno de Bico. Organizadas pelo Município de Paredes de Coura em parceria com a Associação Micológica ‘A Panturras’, esta Xª edição das Jornadas Micológicas do Corno do Bico decorrerá no CEIA (Centro de Educação e Interpretação Ambiental), contemplando, entre outras atividades, um passeio micológico orientado por especialistas, com o já o tradicional piquenique onde será possível degustar as diversas propostas gastronómicas apresentadas pelos participantes, baseadas em cogumelos silvestres e de produção.

A edição deste ano das Jornadas Micológicas do Corno de Bico contará igualmente com uma oficina de identificação, catalogação e exposição das espécies recolhidas durante o percurso micológico. Paralelamente, decorrerá um safari fotográfico, subordinado ao tema “Cogumelos e Fungos do Corno de Bico”.

As Jornadas Micológicas do Corno de Bico culminam com a tradicional ceia micológica, aberta ao público, em que os cogumelos silvestres são príncipes à mesa e prometem fazer as delícias da mico-gastronomia. Durante a ceia desenvolve-se uma mostra das fotografias dos participantes no safari fotográfico.

 

No concelho de Paredes de Coura, associada à variedade de habitats, existe uma grande diversidade de espécies de cogumelos, tendo-se já catalogado cerca de 200 espécies ao longo da ultima década.

A diversidade de espécies incentivou o surgimento das Jornadas Micológicas do Corno de Bico desde 2009 com o objetivo de sensibilizar para a valorização dos recursos micológicos da Paisagem Protegida de Corno de Bico e, genericamente, promover os recursos turísticos, as paisagens e o património natural e cultural do concelho de Paredes de Coura. As jornadas assentam na micologia, ciência que estuda os fungos, como vetor de desenvolvimento turístico do território. Estes encontros integram diversas atividades tais como palestras, workshops, mostras, passeios e a gastronomia.

Cartaz