As Janeiras vão percorrer as ruas “brancas” de Andorra

Os tradicionais cânticos portugueses das Janeiras irão percorrer nos próximos fins-de-semana do primeiro mês do ano as localidades cobertas de neve do Principado de Andorra.

A iniciativa é da responsabilidade do Grupo de Folclore ‘Casa de Portugal’ que, pelo 13º ano consecutivo, irá promover a visita a instituições de solidariedade, casas particulares, igrejas e estabelecimentos comerciais do Principado.

Os elementos do Grupo, trajados para ocasião e desafiando as temperaturas negativas carateristicas da paisagem nevada do país dos Pirinéus, irão de porta em porta onde serão recebidos, a partir do dia 13 de Janeiro, nos lares e estabelecimentos comerciais, muitos dos quais geridos por cidadãos portugueses que querem desta forma relembrar e manter a tradição de receber as Janeiras.

Emigrantes cantam as Janeiras em Andorra

Emigrantes cantam as Janeiras em Andorra

Emigrantes cantam as Janeiras em Andorra

Nos últimos anos, várias Igrejas do Principado têm aderido à iniciativa lusitana que nesta nova edição visitará a Igreja de Sant Cornéli i Sant Cebrià em Ordino, Sant Esteve na capital, Andorra la Vella, Sant Miquel de la Mosquera em Encamp e Igreja de Sant Pere Màrtir em Escaldes-Engordany.

Desde 2010 a tradição das Janeiras viaja à vizinha Espanha e este ano os elementos do Grupo participam na eucaristia dominical do dia 28 de Janeiro na Catedral de Santa Maria d’Urgell na presença do Arcebispo e Copríncipe de Andorra, Joan-Enric Vives i Cecília.

Após três dezenas de visitas previstas, os elementos do Grupo irão celebrar um convívio para confraternizar e saborerar os diferentes produtos que os “caseiros” oferecem, como manda a tradição.

Boletim Informativo:  www.calameo.com/read/001715937a46492e095cc

Emigrantes cantam as Janeiras em Andorra

Emigrantes cantam as Janeiras em Andorra