Já são conhecidos os “Novos Artistas 2018” da FBAC

Polliana Dalla Barba (BR), Marco Moreira (PT) e Rui Horta (PT) são os artistas vencedores do Concurso “Novos Artistas 2018”, que reuniu mais de 130 candidaturas. As exposições decorrerão entre os meses de fevereiro e julho de 2018 na Galeria do Fórum Cultural de Cerveira.

 

Segundo o Presidente da Fundação Bienal de Arte de Cerveira (FBAC), Fernando Nogueira, esta iniciativa tem como objetivo “consolidar a FBAC como uma instituição atenta e atuante no panorama artístico nacional e internacional atual, através da promoção e difusão da produção artística, da experimentação e da atividade expositiva como meio de reflexão sobre a arte e sobre a cultura visual contemporânea, assim como do alargamento a novos públicos”.

A Comissão Consultiva de apreciação das propostas foi composta por personalidades de reconhecido mérito na área artística: pela responsável de Curadoria, Gestão de Coleção e Publicações do Maat, Ana Anacleto; pelo curador independente e editor da DARDO, David Barro; e pelo diretor adjunto do Museu de Serralves, João Ribas.

Aberto à participação de artistas nacionais e estrangeiros no máximo com 15 anos de carreira, o edital previa a seleção de três propostas de exposições individuais ou coletivas, sendo que os autores receberão uma ajuda de custo para a produção no valor de dois mil euros (incluído os impostos previstos na legislação em vigor).

O Concurso “Novos Artistas 2018” integra a candidatura “Bienal Internacional de Arte de Cerveira: 40 anos que projetam o futuro”, que conta com o apoio da República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes.