IRIS INCLUSIVA 2015

Aconteceu...

1

 

GOALBALL CONTINUA A CONQUISTAR ADEPTOS!

No dia 27 de Junho o Pavilhão da Meadela voltou a acolher um treino mensal de Goalball, modalidade desportiva em torno da qual a Íris tem reunido um conjunto de praticantes de várias idades, com e sem deficiência visual.

Lembramos que entre Setembro e Dezembro deste ano teremos em marcha o projeto “Viana Goalball – Desporto para Todos”, co-financiado pelo Programa de Financiamento a Projetos do INR, I.P. Se ainda não experimentou, não perca a oportunidade e esteja atento às atividades que terão início em Setembro!

2

"SENS’UP" MOSTRA-SE À COMUNIDADE NA GALERIA DO IPDJ

Entre os dias 22 de Junho e 3 de Julho esteve patente na galeria do IPDJ uma exposição reunindo todos os trabalhos produzidos ao longo do ano letivo 2014/2015 pelos alunos das escolas do 1º ciclo do ensino básico do distrito que participaram no projeto Sens’UP.
A iniciativa, pensada para poder ser desfrutada por todos, contou com audiodescrição e com um percurso táctil que conduzia o visitante através do espaço da exposição. Regista-se o acolhimento positivo das várias pessoas que por lá foram passando, deixando sugestões de melhoria e palavras de incentivo à continuidade deste tipo de trabalho.

 

3

 

"APRENDE MAIS" JÁ CHEGOU A MAIS DE 250 IDOSOS

Ao longo do último ano a Íris Inclusiva tem vindo a desenvolver um projeto de sensibilização em respostas sociais dirigidas a idosos, oferecendo sessões dinâmicas que abordam vários aspectos ligados à acessibilidade e à participação das pessoas com deficiência visual nos vários domínios de vida. Foram 13 as Instituições abrangidas até à data, num total de 262 participantes, distribuídas pelos concelhos de Viana do Castelo, Ponte de Lima, Caminha e Valença.

 

4

MONUMENTOS HISTÓRICOS DE PONTE DE LIMA EM BRAILLE

No dia 11 de Julho a Íris Inclusiva marcou     presença, a convite do Lions Clube de Ponte de Lima, na apresentação     pública do livro “Monumentos históricos de Ponte de Lima em Braille”, que     teve lugar no auditório municipal dos Paços do Concelho. A obra pretende     tornar acessível a todos informação sobre um conjunto representativo de     monumentos da vila, apresentando-se num formato de dupla leitura (a negro e     a Braille) acompanhado por um CD-ROM.
Os nossos parabéns ao autor do livro, ao Lions Clube de Ponte de Lima e ao     Município de Ponte de Lima, por ousarem dar este passo na direção de uma     sociedade mais atenta às necessidades de todos os cidadãos.

 

5

INICIATIVAS DE SENSIBILIZAÇÃO NO VERÃO EM VILA NOVA DE CERVEIRA E PONTE DE LIMA

Nos dias 13 e 14 de Julho, e dando continuidade às ações desenvolvidas nos dois anos anteriores junto a praias do nosso distrito, a Íris Inclusiva esteve em Vila Nova de Cerveira, no Parque de Lazer do Castelinho, marcando presença com um espaço dedicado à exploração dos sentidos, à mostra de recursos utilizados pelas pessoas cegas e com baixa visão e à divulgação da atividade da Associação.

6

ÍRIS INCLUSIVA ASSINALA O SEU 6º ANIVERSÁRIO!

No passado dia 15 de Julho a Associação completou 6 anos de vida, assinalados no sábado seguinte (18 de Julho) num passeio/convívio em Dem, no concelho de Caminha.
A Quintinha D’Arga, a quem agradecemos toda a inexcedível colaboração, juntou-se a nós na celebração que teve início neste espaço de turismo rural e que prosseguiu rumo ao Miradouro de Nossa Senhora das Neves, culminando num piquenique coletivo.
Entre alguns pingos de chuva e boas abertas imperou a boa disposição e o clima descontraído, como convém a um dia de festejo de aniversário!

 

7

ENCERRAMENTO PARA FÉRIAS

A Íris Inclusiva encerra os seus serviços entre os dias 17 e 31 de Agosto.
Votos de umas excelentes férias para todos!

            

WORKSHOP DE ORIGAMI

No próximo dia 3 de Setembro, a Íris vai  participar num workshop de origami promovido pela Biblioteca Municipal de     Viana do Castelo. Esta atividade, que terá início pelas 14h30, apela à imaginação de um pequeno grupo de jovens na criação de obras de arte através da dobragem de papel.

   

8


Iris Inclusiva - Associação de Cegos e Amblíopes
Rua Maestro Francisco Sá Noronha, nº 199, R/C
4900-411 Viana do Castelo
Portugal