IPVC recebe Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e abre candidaturas a novos alunos

Está programada na visita um encontro com docentes e investigadores, entre outras atividades.

 O Instituto Politécnico de Viana do Castelo [IPVC] recebe hoje o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Prof. Doutor Manuel Heitor. O Ministro visitará as instalações sediadas em Viana do Castelo e a Região do Alto Minho no âmbito da iniciativa “Cidades e Regiões com Conhecimento”, que engloba o programa de “Modernização e Valorização do Ensino Superior Politécnico” do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior [MCTES].

O programa prevê a realização de uma reunião do Ministro Manuel Heitor, pelas 09h00, com os dirigentes do IPVC, no edifício da Presidência do IPVC (Sala Fernão de Magalhães).

 Já às 10h10, a “Comitiva” rumará até à Escola Superior de Saúde [ESS-IPVC], para uma visita que prevê a realização de uma pequena demonstração do uso de tecnologias de última geração no ensino da saúde.

Ainda na mesma manhã, entre as 10h30 e as 12h30, haverá um Encontro com Docentes e Investigadores do IPVC, no Auditório grande daquela Escola Superior, a ESS-IPVC.

 Após esta visita, será tempo de partir de Viana do Castelo rumo à Escola Superior Agrária [ESA-IPVC], sedeada em Refóios, Ponte de Lima, para um Encontro com dirigentes estudantis do IPVC, às 13h00.

2

Prof. Doutor Rui Teixeira, o anfitrião do Ministro

Já no início da tarde está prevista uma nova reunião do Ministro Manuel Heitor com a CIM Alto Minho, agendada para as 14h30 e com término previsto para as 15h30 (na Sala de Reuniões da ESA-IPVC), momento em que paralelamente se reunirá o Conselho Geral do IPVC, ainda na mesma Escola, a ESA-IPVC (Sala dos Professores).

 Às 16h00, uma visita à InCubo, nos Arcos de Valdevez, proporcionará uma mostra de projetos desenvolvidos em parcerias do IPVC, InCubo - Incubadora de Base Tecnológica de que o IPVC é um dos fundadores, entidade participante e membro da Direção - , Instituições e Empresas.

 De Ponte de Lima, partida para Melgaço, em mais um dos momentos altos da programação da visita, com destaque para a Abertura Solene da Festa do Alvarinho e do Fumeiro de Melgaço, agendada para as 18h00.

No final da tarde, às 19h30, o Salão Nobre da Câmara Municipal Melgaço será palco das últimas atividades do dia, com a apresentação de projetos de investigação científica desenvolvidos por parcerias entre o IPVC e outras instituições de ensino superior, com municípios e várias entidades, como associações de produtores, empresariais, adegas cooperativas e empresas, com vista à valorização dos produtos endógenos.

1

POLITÉCNICO DE VIANA COM CANDIDATURAS ABERTAS A MAIORES DE 23 ANOS

Todos os cidadãos com mais de 23 anos podem dar um novo rumo à sua vida ingressando num curso superior, uma possibilidade que agora está apenas à distância de um simples clique, já que o Politécnico de Viana volta a lançar candidaturas para este público até 30 de abril ‘16. Os candidatos interessados poderão concorrer on-line, através do portal da instituição, para qualquer licenciatura ministrada numa das suas seis Escolas Superiores, sedeadas em Viana do Castelo, Ponte de Lima, Valença e Melgaço, e obter ainda toda a informação relacionada com o concurso.

Todos os cidadãos com mais de 23 anos podem dar um novo rumo à sua vida ingressando num curso superior, uma possibilidade que agora está apenas à distância de um simples clique, já que o Instituto Politécnico de Viana do Castelo [IPVC] volta a lançar candidaturas on-line para este público até ao dia 30 de abril ‘16.

O concurso para maiores de 23 anos confere o direito de acesso ao ensino superior a quem não tenha completado o Ensino Básico, Secundário e tenha frequência e/ou um curso superior, mas não reúna as condições para se candidatar pelo Concurso Nacional de Ingresso ao ensino superior no respetivo ano.

Assim, e pela sexta vez consecutiva, os candidatos interessados podem concorrer on-line, através do portal do Politécnico de Viana em www.ipvc.pt, para qualquer licenciatura ministrada numa das suas seis Escolas Superiores, sedeadas em Viana do Castelo, Ponte de Lima, Valença e Melgaço, e obter ainda toda a informação relacionada com o concurso.

3

João Ferreira, responsável pelos Serviços Académicos das seis Escolas Superiores da instituição, informa a propósito desta modalidade para concorrer que, e uma vez que as candidaturas se encontram disponíveis on-line, “a entrega de documentos é facilitada, evitando deslocações físicas desnecessárias, já que é possível, aquando da submissão das candidaturas, proceder ao upload de todos os documentos que devem acompanhar o processo (currículo, fotocópia do BI/Cartão de Cidadão, entre outros)”, adiantou ainda o responsável.

“Uma das condições estabelecidas, para as candidaturas neste regime de ingresso, é a de que os candidatos tenham completado 23 anos até 31 de dezembro de 2015” informou, revelando ainda que “o processo de seleção dos candidatos está organizado em duas fases, estando programada para a primeira e segunda semanas de maio 2016 (de 02 a 14 desse mês), a realização de sessões de esclarecimentos aos candidatos, seguindo-se a realização de Provas de Conhecimentos Específicos de ingresso (de 23 de maio a 04 de junho 2016)" explicou o responsável.

Relativamente às provas, “estas incidirão, exclusivamente, sobre as áreas do conhecimento diretamente relevantes para o ingresso e progressão no curso” afiança João Ferreira, nos termos do Despacho publicado.

“Numa segunda fase, primeira quinzena de junho 2016 (06 a 18 junho 2016), decorrerá a realização de entrevistas aos candidatos, para apreciação dos seus currículos escolares e profissionais e a avaliação das suas motivações, provas teóricas e/ou práticas de avaliação de conhecimentos – para avaliar se o candidato possui os conhecimentos e as competências indispensáveis ao ingresso e progressão no curso a que pretende candidatar-se”, explica o responsável pelos Serviços Académicos do Politécnico de Viana.

Está ainda prevista, aquando do ingresso, a possibilidade de o júri do concurso proceder ao reconhecimento de créditos: mediante a atribuição destes nos respetivos ciclos de estudo, poderão ser reconhecidas a experiência profissional e a formação dos candidatos admitidos no curso através da realização das provas com aproveitamento.

Toda a informação encontra-se disponível no portal do Politécnico de Viana em www.ipvc.pt .