INL vence 8ª edição do Food and Nutrition Awards na categoria Investigação e Desenvolvimento

Projeto junta investigadores do INL e da UMinho.

O INL - Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia venceu a 8º edição do Food and Nutrition Awards na categoria Investigação e Desenvolvimento. A candidatura vencedora do INL consiste num oleogel capaz de substituir gorduras, saturadas e trans, em alimentos, por gorduras mais saudáveis mono- e polinstauradas. Este oleogel permite manter as características dos alimentos originais no que diz respeito ao sabor, textura e cor.

 

O projeto denominado GeLife está a ser desenvolvido pelo grupo de investigação Processamento de Alimentos do INL, e é liderado por Miguel Cerqueira e Lorenzo Pastrana. O projeto conta ainda com a colaboração dos investigadores Artur Martins e António Vicente, da Universidade do Minho.

 

Lorenzo Pastrana não tem dúvidas, “o GeLife melhorará a qualidade de vida dos consumidores através da introdução de alimentos mais saudáveis e funcionais”.

 

“Estes alimentos contribuirão para o bem-estar dos consumidores através da promoção da saúde e da prevenção de doenças, e a consequente redução de problemas de obesidade e incidência de doenças cardiovasculares”, acrescentou Artur Martins investigador da UMinho e atualmente investigador visitante no INL.

 

Os oleogéis podem ser aplicados em qualquer produto alimentar processado, como carne e charcutaria, queijos, gelados, manteigas e cremes. O objetivo é sempre melhorar o valor nutritivo do alimento.

 

Com este projeto os investigadores do INL e da UMinho esperam também alcançar um impacto positivo no plano ambiental. “A utilização de materiais de base biológica e biodegradáveis vai garantir a sustentabilidade do GeLife. A melhoria da estabilidade dos alimentos e o aumento do tempo de armazenamento vai permitir a diminuição do desperdício alimentar”, sublinhou Miguel Cerqueira, investigador do INL.

 

A próxima etapa do projeto passa pelo contacto com a indústria alimentar com o objetivo de avaliar o potencial de integração desta tecnologia nos processos de fabrico.

 

http://foodandnutritionawards.pt