Hóquei em Patins: FC Barcelona em Viana do Castelo e no Torneio Internacional Cidade do Porto

O Clube Infante de Sagres, histórico clube de hóquei em patins, o mais antigo da cidade do Porto e um dos pioneiros da modalidade em Portugal, organiza, nos dias 10 e 11 de setembro, a edição 2016 do Torneio Internacional Cidade do Porto. O evento conta com um elenco da mais elevada craveira na modalidade, a nível mundial: FC Barcelona, SL Benfica e Juventude de Viana.

O Pavilhão do Clube Infante de Sagres é o palco do Torneio Internacional Cidade do Porto. Os jogos inaugurais serão entre C. Infante de Sagres-FC Barcelona e o Juventude de Viana–SL Benfica, a decorrer no sábado dia 10 de setembro. A final entre as equipas vencedoras destes encontros, assim como o desafio de atribuição do terceiro e quarto lugares está agendado para o dia 11.

Para além da participação neste torneio, a equipa de hóquei em patins do FC Barcelona realizará também uma partida de carácter particular em Viana do Castelo, na noite do 10 de setembro, contra a equipa da Juventude de Viana.

O presente torneio tem como Comissário e coorganizador, em conjunto com a Direção do C.I.S., o ex-treinador e ex-jogador da Selecção Nacional de hóquei em patins, Cristiano Trindade Pereira, campeão europeu e do mundo pela equipa nacional e de clubes pelo FC Porto, um dos principais hoquistas de referência de toda a história nacional da modalidade.

1

Dos clubes presentes no Torneio Internacional Cidade do Porto, de salientar que o FC Barcelona é a equipa europeia mais titulada de toda a história do hóquei em patins e dominadora da modalidade durante muitos anos, mesmo a nível mundial, com 21 conquistas de títulos de campeão europeu, Taça dos Clubes Campeões Europeus ou Liga Europeia como mais recentemente se designa. Ao nível interno, detém 25 campeonatos espanhóis e 19 Taças do Rei, entre vários outros títulos nacionais e internacionais.

O SL Benfica é o actual campeão português da modalidade, vencedor nas épocas de 2014/15 e 2015/16, sendo presentemente também o detentor do título de campeão europeu. A Juventude de Viana assegurou, esta época, o 7º lugar no campeonato (que dá acesso à Taça CERS.

De sublinhar que em 2015, o Clube Infante de Sagres dinamizou este torneio com a presença dos suíços do Geneve HC, do FC Porto e da Juventude de Viana, para além naturalmente da própria equipa anfitriã. A equipa portista sagrou-se campeã após ter batido na final o clube de hóquei minhoto.