“Histórias sem idade” para alertar e animar

A última sessão de biblioterapia para idosos que teve lugar no passado dia 19 de abril, no Asilo de S. José, em S. Vicente, teve como finalidade contar histórias sem idade. Celeste Magro e Conceição Marques, animadoras da biblioteca Lúcio Craveiro de Silva, levaram até àqueles utentes o conto “Pedro de Malasartes”, extraído do livro “Contos para rir”, da autoria de Luísa Ducla Soares.

Em todo mundo, nas mais diversas culturas e nas mais variadas idades rir é fundamental, faz parte do quotidiano e tem as mais variadas funções. Um conto engraçado pode apenas divertir, mas pode também ensinar e alertar para situações ou questões de vida prática.

A tradição popular portuguesa é rica em contos divertidos que já fizeram muita gente rir ao longo dos séculos.

2

De acordo com a organização do evento, o grande objectivo destas sessões prende-se com a animação lúdica, rir, divertir, socializar, estimular a imaginação e atenção, bem como proporcionar momentos recreativos, ocupacionais e de alívio de tensões diárias, através da brincadeira e do lazer, recontado à nossa maneira acrescentando-lhe novas peripécias e uma boa dose de humor, com belas interpretações por parte das animadoras.

A Junta de Freguesia de S. Vicente esteve representada, como habitualmente, por Domingos Alves, vogal para a Educação e Cultura e aproveitou a oportunidade para agradecer a presença dos utentes, da direção do Asilo e das técnicas da biblioteca em mais uma bem conseguida sessão de biblioterapia.