Festival de Grupos Musicais Seniores em Viana do Castelo

Realizou-se na passada 4ª feira, em Viana do Castelo, o Festival de Grupos Musicais Seniores da RUTIS, organizado pela Academia Sénior do Centro de Estudos Regionais. A apresentação dos grupos musicais teve lugar no Teatro Sá de Miranda, a partir das 14.30 horas.

A Academia Sénior do Centro de Estudos Regionais, na qualidade de membro da RUTIS, é a organizadora local do Festival de Grupos Musicais Seniores daquela rede de universidades seniores, de âmbito nacional e internacional.

O início da jornada deu-se pela manhã, a partir das 9.30 horas, com o acolhimento dos participantes no Teatro Sá de Miranda e a realização de diversas visitas guiadas ao Centro Histórico da cidade. Depois do almoço, os grupos atuaram no Teatro Municipal, que abriu com com a presença do Grupo Etnográfico da Areosa, que este ano comemora o seu 50º aniversário de existência. A apresentação do Festival esteve a cargo do Teatro do Noroeste - Centro Dramático de Viana do Castelo.

Estiveram presentes agrupamentos musicais, de diferente índole, representativos das seguintes Universidades: Universidade Sénior de Espinho; Academia Sénior de Vilar de Andorinho; Universidade Sénior de Miranda do Corvo; Universidade Sénior de Celorico de Basto; Universidade Sénior de Pombal e a Universidade Sénior de Paços de Ferreira

O evento contou com o apoio do município de Viana do Castelo, do Turismo do Porto e Norte, Grupo Etnográfico da Areosa e Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana.

1

Academia Sénior como projecto

A Academia Sénior é um projeto do Centro de Estudos Regionais, associação cultural, sem fins lucrativos e de reconhecida Utilidade Pública, com sede em Viana do Castelo. Aberta à comunidade e promotora da formação ao longo da vida e de uma cidadania ativa, a Academia Sénior/CER apresenta uma oferta formativa diversificada, promovendo momentos de formação formais, que complementa com visitas de estudo, viagens e convívios. Com doze anos de existência, a Academia Sénior/CER fomenta a partilha de saberes e o encontro de gerações distintas, com formações académicas e perfis sociais e económicos diversos