Feriado de São Teotónio celebra-se durante três dias em Valença

A 18 de Fevereiro, Valença celebra o Dia de São Teotónio, dia de feriado Municipal. Entre 16 e 18 de Fevereiro a cidade estar em festa. No dia do feriado será entregue a medalha de Mérito Municipal a João Guterres, empresário valenciano criador do primeiro gin tinto do mundo.

 O feriado municipal evoca São Teotónio, primeiro santo português e nascido em Valença. A 18 de Fevereiro comemora-se a projeção da cidade raiana, as personalidades que a dinamizam, os valores e identidade valenciana e reconhece-se o esforço de certas instituições concelhias que dinamizam o território.

 A autarquia valenciana lança um programa de três dias repletos de atividades para comemorar o dia de São Teotónio.

Na sexta-feira, dia 16 e como arranque das festividades, será inaugurada a exposição ”40 Anos da Diocese Viana do Castelo”, na junta de freguesia de Ganfei. Para o serão, a partir das 21.30h, o Coro Vocalis Contrasta – Academia de Música Fortaleza de Valença e Homebrass Quintet vai atuar no no Auditório CILV.

Sábado, dia 17 de Fevereiro a jornada arranca com um torneio de futebol no Estádio Dr. Lourenço Raimundo, com a disputa da Taça S. Teotónio Eurocidade Veteranos.

Para a noite estão reservadas as atuações do Coral Polifónico S. Teotónio (32º Aniversário), do Grupo Cordas 6tás9 e da Tuna de Veteranos de Viana do Castelo, no Auditório CILV.

 No dia de São Teotónio, a 18 de Fevereiro, pelas 9h da manhã haverá a habitual deposição da coroa de flores junto da imagem do santo, na coroada, em Valença.

Um pouco depois, a sede da junta de freguesia de Ganfei recebe a missa e procissão anual e pelas 11.30h vai realizar-se a conferência “Inovação e Pioneirismo de São Teotónio: um legado do passado para o futuro”, pelo Dr. Joel Cleto.

Para encerrar as comemorações, o grupo Comédias do Minho sobe ao palco do CILV para encetar a peça “O Princípio  da Incerteza”, com início marcado para as seis da tarde.

O empresário valenciano João António Guterres vai receber a Medalha de Mérito Municipal pelo trabalho desenvolvido. Graças ao mesmo, o nosso Caldo Verde é uma das 7 Maravilhas Gastronómicas de Portugal e o célebre cabrito assado no forno é referenciado por Portugal. A paixão pelos vinhos e as bebidas espirituosas levou João Guterres à criação do primeiro gin tinto do mundo, mas também ao lançamento dos licores Cantar Portugal.

São Teotónio nasceu em 1082 na freguesia valenciana de Ganfei e faleceu em Coimbra a 18 de Fevereiro de 1162. São Teotónio é o primeiro santo português e é conhecido como padroeiro dos cristãos escravizados, por ter amparado 1000  moçárabes, capturados numa incursão à Andaluzia por D. Afonso Henriques.