FASE – Fórum Ambiental, Social e Económico | Por um futuro solidário

Reuniu no passado dia 7 de junho, a nível local, na Escola Superior de Educação(ESE)/IPVC, um grupo de cidadãos e associações vianenses, que agregam o Fórum Ambiental, Social e Económico (FASE).

 

Trata-se de um movimento cívico a nível nacional, com preocupações ambientais, sociais e económicas. Pretende-se desenvolver e dinamizar grupos de reflexão e ação nas diversas regiões, articulando questões globais com problemas locais com vista à mudança, em temáticas tais como o desenvolvimento local, economia social e solidária, gestão dos bens comuns, desigualdades e comércio justo. Nesse sentido, o FASE na sua ação dará visibilidade a problemas tais como o isolamento e solidão dos idosos, habitação, transportes públicos, pobreza e exclusão de famílias e comunidades.

O FASE agrega ”Por um Futuro Solidário” mais de 60 associações de base e várias centenas de cidadãos a nível individual, tendo realizado em março uma primeira assembleia de subscritores. Na sequência das várias iniciativas e reflexões a nível local/regional (Viana do Castelo, Braga, Porto (2), Aveiro, Covilhã, Coimbra (2); Bairro do Pendão- Queluz e Almada) realizou-se no ISCTE, em Lisboa, em 3 de junho a segunda assembleia, a fim de promover o conhecimento e experiências mútuas para ampliar ações futuras. 

Além disso, o FASE (movimento) vem ampliar e dar voz a espaços de cidadania e organizações que sofrem constrangimentos diversos; dar voz às diversas experiências das pessoas e desejos de mudança, e desempenhar um papel relevante como parceiro e animador de convergências/ compromissos. Link do Facebook do FASE, caso deseje consultar: https://www.facebook.com/forumambientalsocialeconomico/podermos

Mais informação seguirá brevemente sobre o FASE e a ação dos grupos regionais, nomeadamente o grupo vianense. Este núcleo voltará a reunir a 19 de julho, às 17h30 na ESE, tendo na sua agenda, a curto prazo, a promoção de um debate, suficientemente alargado, para tratar de questões que se enquadram no âmbito do FASE, especificamente na região do Alto Minho.

Apela-se a todas as associações, e cidadãos a nível individual, que se revejam nos objetivos do FASE e que desejem participar neste processo, que venham dar o seu contributo na reunião acima anunciada.  

Em caso de alguma dúvida, não hesite em escrever para antoniocardoso@esa.ipvc.pt

 

P´lo Grupo FASE Local

António Cardoso e Gonçalo Fagundes