FASE – Fórum Ambiental, Social e Económico

Reuniu no passado dia 27 de setembro, a nível local, na ESE/IPVC, a Comissão Coordenadora (CC) regional do FASE, com o objetivo de debater e definir proposta de trabalho e ação futura no Alto Minho, tendo como principal objetivo promover um trabalho de rede entre coletivos locais/regionais e cidadã(o)s.

Fazem parte desta Comissão a Associação Juvenil de Deão (AJD), a METHAMORPHYS (Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Humano) e  a Associação Cultural e de Educação Popular (ACEP), coadjuvados por um grupo de cidadãos vianenses. Esta Comissão está empenhada em preparar debates sobre problemas locais/regionais, promover a cidadania e a democracia participativa. O primeiro tema escolhido nesta primeira reunião da comissão prende-se com as desigualdades sociais e suas consequências, nomeadamente a pobreza. Pretende-se desta forma contribuir na construção de um Futuro mais Solidário, alargando o movimento do FASE a outras associações do Alto Minho, que desejem juntar-se a esta causa e propor linhas de trabalho e ação. Trata-se de um processo contínuo e não termina com um evento ou uma atividade.

O FASE é um movimento cívico e uma rede alargada a nível nacional de debate, partilha de experiências, cooperação e de construção de propostas e de ação coletiva, com preocupações ambientais, sociais e económicas, aberto à participação e adesão quer individual quer de associações/organizações sociais. Pretende-se desenvolver e dinamizar grupos de reflexão e ação nas diversas regiões, articulando questões globais e problemas locais com vista à mudança. Elege-se temáticas tais como o desenvolvimento local, economia social e solidária, gestão dos bens comuns, desigualdades e comércio justo; e dará visibilidade na sua ação a problemas tais como o isolamento e solidão dos idosos, habitação, transportes públicos, pobreza e exclusão de famílias e comunidades.  

Logotipo FASE

O FASE a nível nacional agrega mais de 60 associações de base e várias centenas de cidadãos a nível individual. Várias têm sido as iniciativas e reflexões a nível local/regional (Viana do Castelo, Braga, Porto,  Aveiro, Covilhã, Coimbra, Bairro do Pendão- Queluz e Almada. Além disso, o FASE (movimento) vem ampliar e dar voz a espaços de cidadania e organizações que sofrem constrangimentos diversos; dar voz às diversas experiências das pessoas e desejos de mudança, e desempenhar um papel relevante como parceiro e animador de convergências/ compromissos.

https://www.facebook.com/forumambientalsocialeconomico/podermos

O Fórum faz um apelo às associações locais e aos vianenses, que se revejam nos seus objetivos e que desejem participar neste processo, se inscrevam no FASE e/ou manifestem a sua vontade escrevendo um mail, para: fasevcastelo@gmail.com