Faleceu o Dr. Manuel Freitas!

Viana do Castelo está mais pobre! Faleceu o Dr. Manuel Freitas!

Embora natural da freguesia de Requeijo, em Aveiro, Manuel Rodrigues Freitas decidiu fazer de Viana do Castelo a sua 'casa'. Aqui se estabeleceu no ramo da ourivesaria, ao mesmo tempo que dava aulas na então Escola Técnica de Viana do Castelo.

Empresário de sucesso, fundador do então PPD de Sá Carneiro, o Dr. Manuel Freitas era de uma educação esmerada, calmo, reconciliador, uma 'boa alma' como diz o povo na sua infinita sabedoria. Para os seus Amigos, ele continuará a passear pelas ruas de Viana com aquele sorriso peculiar. Muita gente deve-lhe imensos favores que repousarão eternamente apenas entre os intervenientes. Tinha uma paixão enorme pela Família e sempre soube ultrapassar as 'partidas' traiçoeiras que a vida lhe pregou mais a sua dedicada Esposa.

Outra paixão que tinha era por Viana a quem doou um espólio de valor incalculável, tudo peças em ouro e prata que ilustram a história da terra e da região e que sempre manifestou desgosto pelas mesmas repousarem escondidas em cofres do Museu do Traje, em vez de mostradas ao público.

Uma insensibilidade que, provavelmente, na hora da 'partida' a que não se espera outra coisa que não seja a presença dos altos responsáveis da autarquia, de que certamente se recordarão com um 'nó' na garganta. E por muitos elogios que agora lhe façam, antes tivessem vergonha e se remetessem ao silêncio!...

Até um dia, meu Bom Amigo!