Exposição e palestra assinalam 500 anos da Reforma Protestante

A Biblioteca Municipal de Ponte de Lima (BMPL) inaugurou na segunda-feira, a exposição evocativa “Martinho Lutero: o Reformador e a Reforma 500 anos depois”.

Trata-se de uma mostra biobibliográfica com 14 painéis que, além da reprodução das 95 teses afixadas na porta da igreja do castelo de Vitemberga a 31 de outubro de 1517, recupera o essencial da vida do monge alemão, revisita a sua inovadora visão teológica e expõe os traços fundamentais da renovação pedagógica de Lutero - defensor de uma educação universal, gratuita e obrigatória.

Além das telas informativas, a exposição comemorativa dos 500 anos da Reforma Protestante, inclui a exibição de 25 obras inéditas de Martinho Lutero cedidas por Adalberto Hiller – diretor administrativo da Unidade de Ponte de Lima da Universidade Fernando Pessoa -, que, no dia da inauguração, orientará uma palestra dedicada a um dos episódios mais marcantes da história do cristianismo.

A mostra “Martinho Lutero: o Reformador e a Reforma 500 anos depois” estará patente ao público na varanda interior da BMPL até ao dia 31 de dezembro.