‘Dia de Portugal’ comemorado no Rio de Janeiro

O Palácio São Clemente, residência oficial do cônsul-geral de Portugal no Rio de Janeiro, Dr. Jaime Leitão, foi o local escolhido para as celebrações do dia de Portugal na cidade maravilhosa. O dia 10  foi no no sábado.

Texto e fotos: Sérgio Viana

No dia 11, domingo, em virtude do deslocamento das autoridades portuguesas a São Paulo, no dia 10.

A comitiva luso também esteve no Real Gabinete de Leitura, onde foram recepcionados pelo atual presidente Dr. Francisco Gomes da Costa.

O Palácio São Clemente recebeu as principais autoridades portuguesas da atualidade, como o Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa, o Primeiro-ministro António Costa, o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas José Luís Carneiro, além de outros nomes de vulto do cenário político lusitano. Da parte brasileira,o Consul Geral de Portugal no Rio de Janeiro,Dr. Jaime leitão e o prefeito Marcelo Crivella esteve presente, assim como Teresa Bergher, Secretária de Assistência Social e Direitos Humanos da Prefeitura carioca. Na plateia, dezenas de artistas, empresários e personalidades locais e portuguesas.

Primeiro Ministro António Costa

Durante o seu discurso, o Presidente português sublinhou os feitos do seu país e ressaltou o amor que tem pelo Brasil, nação onde moram um filho e netos. Marcelo Rebelo de Sousa deixou claro também que deve existir uma maior interação entre Brasil e Portugal e que os dois países irmãos precisam apostar mais nessa ligação.

Por sua vez, Antônio Costa sublinhou as principais ações do seu governo e afirmou que o trabalho desenvolvido, como a aprovação da nova lei da nacionalidade e a proposta de recenseamento fora de Portugal, prova a importância que Portugal dá às suas comunidade no estrangeiro.

Nessa mesma noite, foram inauguradas as novas instalações do consulado-geral de Portugal no Rio, que fica localizado agora literalmente nos jardins do Palácio São Clemente. A nova estrutura foi inaugurada pelo presidente Português mas não foi autorizada a visita do público ao local.

O programa radiofónico “Saudades de Além Mar” (virado para a emigração portuguesa), uma emissora do Rio de Janeiro, também esteve lá a fazer a merecida reportagem.

Cerimónia