Descida das águas na bacia do Lima faz emergir lembranças na Várzea e em Lindoso

A seca severa está a provocar uma descida acentuada do leito na albufeira de Lindoso/Soajo. A situação tem vindo a agravar-se com o outono seco e, por isso, as (antigas) veigas e os destroços que deviam estar submersos estão cada vez mais a descoberto.

No presente, a referida reserva hídrica está a menos de 30% da sua capacidade de armazenamento e as autoridades estão a acompanhar a evolução (negativa) de perto. A última reunião da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho, que se realizou na passada terça-feira, 21 de novembro, debateu a seca e os respetivos efeitos nas bacias do Lima (e do Minho também). Para acautelar o agravamento da situação, os municípios já tinham reforçado “as campanhas de sensibilização para poupança de água, sobretudo de uso doméstico”, segundo disse, em tempos recentes, o vice-presidente da CIM, Jorge Mendes.

Bacia do Lima

Bacia do Lima

Bacia do Lima

Com efeito, como bem documentam as fotos tiradas este domingo, 19 de novembro, devido ao reduzido nível de reserva na antedita albufeira, há, em Lindoso e, principalmente, na Várzea (Soajo), um imenso património destapado, entre antigas veigas, socalcos, caminhos agrícolas e espigueiros, facto que encerra uma mistura de sentimentos e de lembranças nos residentes, com estranhas sensações de encantamento e de tristeza ao mesmo tempo.

Bacia do Lima

Bacia do Lima

Bacia do Lima

Na Várzea, vislumbram-se, por exemplo, os destroços de um espigueiro de pedra, conhecido localmente por “Caniço das Medas”, que emergiu com o recuo do leito da albufeira, e os labirínticos caminhos agrícolas, completamente descobertos e ladeados de pedra, nas imediações de uma corga, com uma vista ampla e despertadora de memórias para quem cultivou estas veigas até início dos anos noventa do século passado.

Mesmo não sendo inédito, muitos curiosos visitaram, no fim de semana de 18 e 19 de novembro, o lugar da Várzea, onde a perigosa estrada que “desagua” na povoação continua desprovida das há muito prometidas guardas de proteção.