Darque Kayak Clube não pára de 'papar' títulos e medalhas

A Darque Kayak Clube candidatou-se à organização do Campeonato Nacional de Maratonas em Darque, Viana do Castelo, com o apoio da Câmara, à Taça Ibérica de Slalom em Covas (com Teixugos da Galiza), Vila Nova de Cerveira e ao Circuito Nacional de Promessas de Slalom em Viana do Castelo, todas para 2016.

A Darque Kayak Clube em ficou em 7º lugar no Ranking Nacional de Medalhas de Campeonatos Nacionais de canoagem em 2015, em 71 clubes, num total de dezanove medalhas nacionais. Ganhou mais seis medalhas que em 2014. Por outro lado, Damien Launay e Antoine Launay, da DKC, foram convocados para fazer testes de avaliação, pela Federação Portuguesa de Canoagem, ambos integrados na selecção nacional de slalom.

A Darque Kayak Clube, mercê do seu espirito empreendedor, e tal como todos os anos, organiza competições nacionais e internacionais. Em 2015 organizou a Taça de Portugal de Maratonas em Darque, com o Município de Viana, a Taça Ibérica de Slalom e apoiou a organização da Nelo Summer Chelenger - prova de mar. Para 2016 a DKC candidatou-se à organização do Campeonato Nacional de Maratonas onde já conta com o apoio financeiro da Câmara Municipal de Viana do Castelo e apoio da Junta de Freguesia de Darque. Em Covas, com o apoio da Câmara de Cerveira e da Junta de Freguesia de Covas candidatou-se à organização da Taça Ibérica de Slalom. Finalmente em Viana do Castelo candidatou-se à organização do Circuito Nacional de  Promessas de Slalom, o que faz com meios financeiros próprios.

 A DKC alcançou oito medalhas de ouro, sete de prata e quatro de bronze nos campeonatos nacionais de velocidade, fundo, maratona, esperanças, slalom e Mar, num total de 19 medalhas em campeonatos nacionais. Subiu em seis o n'umero de medalhas ganhas relativamente ao ano anterior, sendo o ano em que mais medalhas em campeonatos nacionais alcançou. 

4

1

2

Damien Launay e Antoine Launay, da DKC, convocados para fazer testes de avaliação, pela Federação Portuguesa de Canoagem, ambos integrados na selecção nacional de slalom.

Os irmãos Damien e Antoine vão estar esta semana em Montemor-o-Velho a realizar testes de avaliação com os técnicos nacionais, Péri e Manolo, com vista à representação de Portugal nas competições internacionais de Slalom, de entre as quais está o apuramento de um atleta português para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

(ver anexo 327)

1

2

A DKC sobe 9 lugares no Ranking Nacional de Veteranos da Federação Portuguesa de Canoagem, alcançou o 7º lugar. Mais um ranking em 2015 no Top Ten.

Subida meteórica a da Darque Kayak Clube no Ranking Nacional de Veteranos de canoagem da FPC, alcançando o sétimo lugar. Em 2014 foi 16º, subindo assim nove lugares. Competiram em todas as especialidades de canoagem pontuáveis para este Ranking ou seja, pista, fundo, maratona, canoagem de mar e slalom.

 

A DKC mantém o 11º lugar em 71 clubes no Ranking Nacional de Clubes 2015 da Federação Portuguesa de Canoagem, e sobe em número de pontos, apenas a 4 pontos do Top Ten.

Embora mantendo o posicionamento de 2014, a Darque Kayak Clube subiu em termos de pontuação no Ranking Nacional de Clubes em 2015, a apenas 4 pontos do 10º classificado. A DKC elegeu o ano de 2015 como o ano da sustentabilidade após 3 anos de grandes subidas. A margem de progressão ainda é grande, mas mais curta e mais difícil. Essa sustentabilidade de resultados está no bom caminho para a consolidação da DKC. Com este patamar atingido, o trabalho da DKC dirige-se agora para uma progressão mais lenta, mas sustentável, que necessita de novas condições materiais e financeiras para progredir, bem como a reflexão profunda que se está a fazer, delineando e renovando as estratégias de funcionamento do clube e das metodologias de treino.

 

Na Náutica das Escolas de canoagem, a Darque Kayak Clube movimentou em Outubro 182 alunos de 7 turmas de 4 agrupamentos de escolas: Castelo de Neiva, Arga e Lima, Pedro Barbosa e Abelheira. Foram 34 sessões, na sede da DKC o Centro de Canoagem.

 

Concretizando o programa municipal da Câmara de Viana, a DKC, no cumprimento do protocolo assinado por todos os agrupamentos de escolas do concelho, pelo Município e pela DKC, iniciou a finais de Setembro as aulas de canoagem, componente curricular, orientadas sobretudo para alunos dos 5º e 7ºs anos.

 (ver anexo 328)

Anexo